Aumente sua competitividade com Business Intelligence (BI)

Postado por Fabiane Framarin
em 14 de dezembro de 2019

Aumente sua competitividade com Business Intelligence (BI)

Com a competitividade do mundo atual, não é mais aceitável trabalhar apenas com o feeling. O sistema de Business Intelligence é a melhor opção quando o assunto é gestão de resultados para uma empresa.

Pelo contrário, analisar informações confiáveis e agir na hora certa é essencial para obter os melhores resultados e sair na frente dos seus concorrentes no mercado.

Analisar manualmente  uma grande quantidade de dados é uma tarefa muito complicada e, por conta disso, surgiram nos últimos anos diversas ferramentas e possibilidades voltadas para atender essa demanda.

É neste contexto que surge o Business Intelligence (BI).

Esse conjunto de processos vem sendo usado por empresas dos mais variados segmentos para auxiliar na análise dos dados e tomadas de decisão.

Neste conteúdo, vamos te explicar o conceito e mostraremos como aumentar o faturamento da empresa por meio do Business Intelligence.

O que é Business Intelligence (BI)?

O conceito de Business Intelligence refere-se, de maneira geral, a um conjunto de métodos, práticas e processos que buscam extrair do banco de dados de uma empresa informações relevantes para tomadas de decisões.

A definição de Business Intelligence trabalha com os seguintes processos:

  • Coleta de dados
  • Estruturação de cada um deles
  • Análise estratégica
  • Compartilhamento e acompanhamento dos resultados

Todos esses processos irão gerar métricas precisas para indicar os melhores caminhos para o seu negócio.

O Business Intelligence é capaz de atingir todos os setores da empresa, desde o operacional até o administrativo e comercial. O resultado disso pode ser a identificação de oportunidades de investimento, a melhora do relacionamento com parceiros ou fornecedores, corte de gastos desnecessários e, claro, a otimização de processos internos e externos. Tudo a partir de uma gestão eficaz de dados.

Como funciona o Business Intelligence?

Como já explicamos acima, tudo se inicia no Business Intelligence por meio da coleta de dados.

Nesta etapa inicial, os dados, ainda em estado bruto, são coletados no sistema operacional da empresa e armazenados nos chamados Data Warehouse. Trata-se de uma espécie de repositório central nos quais os dados serão analisados.

Entre esses dados, estão: índice de competitividade, tendências de mercado, cenário econômico, processos operacionais, financeiro, estudo do perfil ideal de consumidor, fluxo interno de trabalho, desempenho das equipes, entre muitos outros.

Após essa fase, os sistemas de Business Intelligence usam ferramentas específicas para extrair dados relevantes do  Data Warehouse. Para esse processo, dá-se o nome de Data Mining. Centenas de relatórios são produzidos e padrões mapeados para gerar informações relevantes.

Como aumentar o faturamento da empresa por meio do Business Intelligence?

Todos esses processos e análises, caso sejam bem usados, irão proporcionar uma vasta visão de negócio para sua equipe, contemplando desde processos internos, até análise de comportamento do público-alvo e resultados de ações passadas.

Pensando dessa maneira, será possível analisar o passado para pensar estrategicamente quais serão seus passos no futuro, possibilitando a elaboração de diversas metas como a de aumentar o faturamento da empresa, atingir novos públicos ou mesmo desenvolver novos produtos de maneira mais segura.

O melhor é que todas essas informações ficarão apenas a alguns cliques da sua equipe, tudo de maneira simplificada e didática.

Entre os benefícios específicos que o Business Intelligence irá trazer para a sua empresa, estão:

  • Amplo conhecimento do seu negócio
  • Visão apurada de mercado
  • Acesso a informações confiáveis e de fácil acesso
  • Identificação de perdas no sistema
  • Redução de custos desnecessários
  • Análise de oportunidades de vendas
  • Expansão com passos concretos
  • Auxílio na tomada de decisão no momento certo
  • Planejamento estratégico
  • Análise de comportamento do público alvo
  • Geração de relatórios eficazes
  • Avaliação de KPIs ou indicadores de performance
  • Análise do fluxo interno de trabalho

Como escolher o software correto para o seu negócio?

Para obter todos esses benefícios do Business Intelligence, é necessário que você escolha o software correto para o seu tipo de negócio.

Todas as etapas de implementação do Business Intelligence precisam ser feitas com muito planejamento e cautela. Por isso, escolha um software que seja personalizado para suas metas e processos internos.

O programa precisa ser ágil e capaz de coletar e guardar os dados da sua empresa de maneira simples e eficaz.

A escolha deve levar em consideração, principalmente, a cultura da empresa e os tipos de informações que serão coletadas.

Ser assertivo neste momento com certeza irá fazer com que você aproveite ao máximo os resultados obtidos pelos processos estabelecidos pelo Business Intelligence.

E aí, gostou da explicação? Então chegou a hora de você conhecer um pouco mais da BRID Soluções, empresa referência e especializada em Analytics.