Como o Business Intelligence pode facilitar a gestão no agronegócio

Postado por Fabiane Framarin
em 20 de agosto de 2020

Do monitoramento da equipe de vendas junto ao produtor rural à entrega do pedido ao cliente dentro do prazo certo, muita coisa acontece e tem muita gente envolvida, certo?
Acompanhar tudo de perto não é fácil e é para isso que o Business Intelligence existe.
Hoje é o dia perfeito para explorar um pouco mais esse tema e descobrir como o Business Intelligence pode ajudá-lo na rotina da sua gestão.

Preparado?

Por que usar o Business Intelligence no dia a dia da sua empresa?

De acordo com Zack Jourdan, Business Intelligence (BI) pode ser definido como os processos de análise de informação dentro de uma empresa, com o intuito de melhorar os processos de tomada de decisão e criação de vantagens competitivas.

De modo geral, o BI fornece ao gerente uma perspectiva inteligente sobre os dados do negócio e isso acontece porque os dados passam por critérios específicos de tratamento, que possibilitam a extração de informações úteis para a prática diária de gestão.

Um sistema potente de Business Intelligence faz a leitura dos dados, transforma-os em informação, concentra tudo e elimina os processos burocráticos que fazem parte da rotina de uma empresa.

Veja algumas das facilidades que o Business Intelligence traz:

Permite o acesso às informações úteis sempre que necessário.

Se você é gestor, com certeza já perdeu tempo tentando encontrar informações úteis num emaranhado de planilhas duplicadas, sem padrão ou com ausência de dados, concorda?

Um sistema de Business Intelligence é desenvolvido de forma personalizada.

Nele, os dados são captados e depois são convertidos em indicadores relevantes de acordo com as informações que você considera útil para a sua gestão.

Feito isso, o gestor tem acesso a essas informações e não precisa perder tempo tentando manter-se atualizado de tudo, basta um acesso pelo sistema e tudo que você precisa estará em suas mãos, apresentado através de gráficos, tabelas, etc. No caso de um BI voltado para o agronegócio, o gerente opta pelos módulos específicos.

Nesse caso, a opção pode ser feita de acordo com o segmento e é possível integrar aos outros módulos por setor, assim o sistema fica adaptado também aos gestores de áreas específicas.

Promove a gestão de dados da empresa agro

Como mencionamos, em uma empresa, as informações chegam na mesa dos gestores vindas de diversos setores e para piorar, sem necessariamente muita organização.

Quantas vezes você não fica perdido sem saber por onde começar a olhar? Quase sempre? Muitas? Praticamente todos os dias?

Concordamos que a rotina de um gestor não pode (e nem deve!) ser uma bagunça de planilhas de excel de cada setor da empresa e muito menos um milhão de telas abertas no computador.

Sem contar as falhas humanas que podem ocorrer quando as informações passam por muitas pessoas.

A boa notícia é que softwares de gestão de dados eliminam todo esse excesso de burocracia e aborrecimento do dia a dia para quem administra e concentra de um modo prático todas as informações relevantes.

Permite uma perspectiva clara sobre ontem, hoje e amanhã

Ter as informações específicas de cada dia facilita quando é preciso tomar decisões baseadas em dados.
Um sistema de Business Intelligence atualiza diariamente as informações relevantes e permite o acesso imediato ao dia anterior para efeitos de comparação.

Assim, você e seu time podem ser mais realistas quando estiverem de frente com um determinado problema relacionado com o histórico de um cliente específico, por exemplo, ou de um fornecedor.

Prepara a empresa para um mercado do agro competitivo

Num mundo em constante transformação, as novas tecnologias não param de surgir e os produtores rurais estão cada vez mais exigentes no ato da compra.

A implementação de um sistema de Business Intelligence permite ao gestor estar passos à frente da concorrência.
Na prática, isso acontece porque o BI traz inteligibilidade para a rotina dos negócios e ao fazer isso, promove uma agilidade que permite atuar e planejar com assertividade.

Gostou de saber mais sobre como o Business Intelligence pode facilitar a gestão no agronegócio? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.