brid-transformacaodigital-agronegocio

Como implementar a transformação digital nas empresas do Agronegócio

Postado por Fabiane Framarin
em 30 de março de 2022

A transformação digital é um tema indispensável para qualquer empresa que queira se manter atualizada e competitiva no mercado hoje em dia.

Inteligência artificial, análise avançada de dados, big data, chatbots, automatização de processos, realidade aumentada, entre outras, são exemplos de tecnologias digitais inovadoras que estão em crescente no mercado. Todas essas tecnologias vieram para otimizar e melhorar a vida tanto empresarial e quanto pessoal.

Se a sua empresa se preocupa com inovação, mobilidade e a satisfação do seu cliente, você precisa entender sobre a transformação digital e como ela impacta no seu negócio.

O que é transformação digital?

Com a revolução do conhecimento, comunicação e globalização, a transformação digital fez uma modificação tecnológica que desencadeou diversas mudanças positivas; afetou maneiras como as empresas veem seus clientes e resultados.

Transformação digital é a maneira como as empresas estruturam sua estratégia de negócios para atender às necessidades de seus clientes e aumentar o valor de sua organização por meio do uso de novas tecnologias digitais que trarão vantagens competitivas sustentáveis para seu negócio. Saiba as principais etapas para implementar a transformação digital na sua empresa.

Primeiros passos para implementar a transformação digital

Planejamento

Para que uma transformação digital tenha sucesso, é necessário um bom planejamento, tanto de pessoas quanto de ferramentas e estrutura. Com um planejamento a longo prazo é possível perceber a importância da transformação e visualizar os benefícios.

Uma boa saída é começar executando o planejamento aos poucos, priorizando as etapas que terão um maior impacto positivo para a empresa.

Armazenamento de dados

Atualmente, com o aumento exponencial da geração dos dados, um dos maiores desafios da transformação digital é como armazenar e utilizar todos esses dados.

Centralizar de forma segura e de fácil acesso todos os dados é crucial para que os gestores analisem as informações e possam elaborar estratégias para a empresa.

Há dois caminhos para o armazenamento de dados: no servidor interno da própria empresa ou em nuvem. O armazenamento em nuvem possui diversas vantagens, pois o empresário não precisa se preocupar com processos de segurança complexos e infraestrutura com investimento elevado, tudo é armazenado em um ambiente profissional controlado, como por exemplo: Amazon, Microsoft e Google.

Segundo David Reis, gerente comercial da BRID Soluções, “o armazenamento em nuvem facilitou consideravelmente armazenar grandes volumes de informações e utilizá-las com facilidade, pois há sempre um serviço junto que cuida das informações garantido o seu acesso recorrente”.

Uma forma de conseguir armazenar os seus dados é por meio de uma solução de Business Intelligence, que possui tecnologia para fazer a centralização dos dados de diversos sistemas e de forma segura, automatizando processos e melhorando as tomadas de decisão no dia a dia.

Conheça o Agroview, o Business Intelligence que tornará o cotidiano mais prático da sua empresa.

Transformação dos dados em informação e conhecimento

Além de armazenar dados em segurança, precisamos do processo que realizem extração, transformação e carregamento dos dados, chamado de ETL (Extract Transform Load), para utilizarmos no dia a dia da empresa do agronegócio.

  • Extração: Os dados são extraídos de diversas fontes e locais e armazenados, como por exemplo dados vindos do: ERP, Excel, Portais de pesquisa de mercado, redes sociais e entre muitas outras possibilidades.
  • Transformação: Nesta etapa vamos transformar os dados em informação útil para a empresa e seus integrantes, exemplo: indicadores, gráficos, tabelas analíticas entre outras.
  • Carregamento: Esse dado transformado precisa ser distribuído, chegar ao usuário continuamente e de forma direcionada, por isso é desenhado um fluxo governado em que cada usuário acesse apenas aquilo que lhe é necessário.

Neste caso, através da tecnologia, no caso, com a implementação de uma solução de Business Intelligence, os dados são transformados em informação que por sua vez gera conhecimento para que a tomada de decisão dos gestores e equipe ocorra com assertividade visando a geração de resultado, este é o alvo de todo processo de transformação tecnológica.

Equipe especializada de TI

Muitas vezes a cultura da empresa ainda não tem a maturidade ou está pronta para implementar a transformação na organização de forma independente.

Por isso, o setor de tecnologia deve ter uma atuação estratégica na transição. Capacitar profissionais e ter uma equipe especializada para lidar com a tecnologia irá fortalecer a equipe e promover melhores decisões estratégicas que são fundamentais para a empresa.

Outra maneira de superar dificuldades técnicas internas é através de uma consultoria especializada, que só é possível ser dada por uma empresa especialista. A BRID Soluções, além de desenvolver sistemas especializados para a sua empresa, possui uma equipe profissional que irá atender todas as demandas necessárias.

Segurança digital

Uma preocupação que muitos empresários tem é em relação à segurança de dados da organização. É um temor que deve ser levado em conta visto que a perda de arquivos, dados e vazamento de informações são muito ameaçados no processo da transformação digital.

Porém, a tecnologia que ajuda a gerar e transformar dados também atua para mantê-los em segurança, garantindo que os dados que a empresa obtém continuamente não serão vazados ou sofrerão outro tipo de ameaça.

Por isso, a segurança digital deve ser considerada como prioridade, implementando a proteção dos dados, com criptografia para que nenhum mal ocorra.

Investir em softwares com tecnologia avançada e de confiança é crucial para manter a seguridade de que os dados estarão armazenados e sendo utilizados de forma segura. Por isso, verifique se o fornecedor que você irá contratar, tem experiência, é certificado e coloca em prática às normas e leis de proteção e segurança. Conheça a melhor solução de software BI que garante segurança para os seus dados.

Por que é bom ter um fornecedor especializado em transformação digital

Para que uma empresa realmente implemente a transformação digital no seu negócio, não basta apenas adotar inovações tecnológicas. É preciso que seja implementada uma metodologia capaz de gerar uma vantagem competitiva para o mercado.

É fundamental que o processo de transformação digital realmente modifique os processos da empresa, melhorando a performance da equipe e da organização como um todo. Leia mais sobre os impactos positivos da transformação digital para o agronegócio nesse artigo de blog.

Partindo da premissa de tornar a tecnologia como centro da estratégia, ter uma empresa especializada em ciência, tecnologia e inteligência de mercado como fornecedora é a melhor opção para uma empresa agrícola.
Soluções inteligentes que por meio da gestão de dados e business intelligence aumentarão a vantagem competitiva da empresa, não sendo apenas mais uma opção, mas sim uma forma estratégica de se destacar no mercado.