Princípio de Pareto e curva ABC: o que eles têm a ver com o agro?

Postado por Ludmila Araujo
em 12 de abril de 2024

Você já ouviu falar sobre o Princípio de Pareto?

Segundo este padrão, cerca de 20% do esforço que você dedica a algo são responsáveis por 80% do seu desempenho.

Aplicamos este princípio diretamente ao faturamento de nossos clientes, e comprovamos que 80% do faturamento das empresas do agronegócio está concentrado em 20% dos seus clientes. Não acredita? Faça o teste aí na sua empresa e se surpreenda com o resultado.

Pensando nisto, pergunto a você: como você tem cuidado dos produtores responsáveis pela maior parte do seu faturamento? Quanto esforço você tem dedicado a eles? E, muito mais importante, você sabe quem são os seus maiores clientes, ou quem tem potencial para ser um grande cliente e talvez não esteja recebendo muita atenção?

Você não tem essa resposta, tudo bem, não é só você… a maioria das empresas também não faz uma segmentação de carteira efetiva e acabam perdendo muitas oportunidades por este motivo. Nosso intuito não é apontar falhas e sim, ensinar o caminho para que você consiga identificar e aproveitar as melhores oportunidades, atender o produtor rural de forma mais efetiva e multiplicar suas vendas.

O Princípio de Pareto não é uma mágica, muito menos uma grande lei universal. Mas é uma tendência observada em diversas ocasiões, que comprovamos na maioria dos nossos clientes, e pode ser usada como uma ferramenta poderosa para otimizar a produtividade nas vendas do agronegócio.

Por isso, queremos te mostrar que quando você classifica sua carteira de forma assertiva na curva ABC, consegue não apenas identificar seus maiores clientes dentro deste princípio, mas também quem tem potencial para se tornar um deles, assim você concentra seu esforço em iniciativas que trazem realmente resultado.

A classificação de clientes é a chave para personalizar ações exclusivas e organizar estratégias mais efetivas, você pode utilizar análise comportamental e histórico de interações para oferecer descontos personalizados, ofertas exclusivas e programas de fidelidade adaptados às necessidades individuais.

Neste momento, não tem como não falarmos sobre a importância de ter dados completos e históricos dos seus clientes, com essas informações em mãos você consegue saber quem são seus melhores clientes e planejar ações exclusivas, que irão fidelizar e até aumentar o seu consumo, aumentando as vendas.

Em nosso aulão ao vivo, mergulhamos fundo nos insights da curva ABC, explorando sua relevância para o agronegócio. Descubra como essa abordagem pode revolucionar sua estratégia de vendas, identificando e nutrindo os clientes mais valiosos. Não perca a oportunidade de aprender como maximizar sua produtividade e impulsionar suas vendas no setor agropecuário. Junte-se a nós e transforme seus dados em ações lucrativas!

Além de aprender na prática a segmentar seus clientes, também liberamos a planilha completa para você aplicar aí na sua empresa.

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