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Informação X intuição, como o agronegócio pode profissionalizar a gestão baseada em dados e aumentar resultados

Postado por jessica.ribeiro
em 26 de julho de 2022

Todo negócio precisa ser competitivo para atingir seus objetivos e se destacar da concorrência. Os dias de hoje exigem mais profissionalismo das empresas. Antigamente, empresários podiam confiar apenas em sua intuição, experiência de vida ou se baseando em modelos de mercado.

Atualmente, com os dados sendo o novo petróleo, o cenário é diferente. Eles são o combustível para qualquer empresa se manter rodando no mercado. Ou seja, quem souber explorar e refinar os dados pode sair na frente da concorrência e multiplicar os seus resultados.

Se sua empresa tem um objetivo, a informação mostra o caminho

O modelo de Inteligência Competitiva (IC) tem a possibilidade de melhorar os resultados de acordo com os objetivos da empresa. Para isso, é importante identificar quais estratégias serão implementadas através de pessoas, processos, sistemas e tecnologias, e assim vender mais.

Uma vez definidos os objetivos estratégicos, é possível entender onde a empresa deseja chegar. O próximo passo é estabelecer planos e técnicas alinhados com os objetivos para atingir as metas da empresa, podendo ser: aumentar a participação de mercado (market share), aumentar a participação no potencial de compra do cliente (customer share), faturamento e outros.

Para medir resultados e propor o objetivo estratégico, é preciso seguir o seguinte fluxo da informação:

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Fluxo da Informação

Informação X Intuição dos acontecimentos de mercado

Há algum tempo era muito comum as empresas serem pegas de surpresas por eventualidades como quebra de safra, imprevistos meteorológicos com clima e tempo, acontecimentos políticos, econômicos. Elas reagiam a esses eventos de maneira despreparada, o que culminava em decisões erradas que traziam consequências negativas e perdas de oportunidades de mercado.

A tecnologia se torna, nesse momento, um braço direito, afim de prever ameaças e oportunidades através de histórico e dados, uma vez que sistemas especializados permitem dar informações fundamentais para as tomadas de decisão.

As tomadas de decisão são mais assertivas por meio de tecnologia de Business Intelligence (BI), pois a empresa pode se antecipar às ações nos mercados através de análises de histórica dos dados e tendências.

Vamos dar um exemplo prático:

Um distribuidor de insumos precisa saber o histórico de venda e compra de produtos para não correr o risco de ficar sem estoque, ou até mesmo correr o risco de o estoque vencer. Para acompanhar as movimentações e fazer o planejamento da quantidade de produto necessária, um sistema especializado pode ser a solução para otimizar o processo e reduzir os custos das operações. Além de auxiliar no monitoramento do desempenho da sua equipe comercial nas vendas por produtos específicos. Tudo isso só é possível com a implantação da Inteligência Competitiva.

Vantagens de implantar a Inteligência Competitiva (IC)

Podemos tirar diversas vantagens após a implementação desse modelo, como:

  • Custos menores: o custo de acesso à informação e conhecimento tendem a diminuir uma vez que a Inteligência Competitiva já está sistematizada. Podendo ser implantada por tecnologias como Business Intelligence e outros.
  • Ter uma gestão proativa ao invés de reativa: a empresa passa a se antecipar aos acontecimentos do mercado, por meio de análises de dados e de tendências.
  • Aproveitar mais oportunidades: a Inteligência Competitiva proporciona em termos de informação estratégica com maior capacidade para aproveitar as oportunidades e evitar ameaças.
  • Foco estratégico: A IC permite um controle e a busca das informações essenciais para a tomada de decisão correta.
  • Visão ampliada dos gestores: com indicadores internos da empresa, o modelo de IC concede aos gestores uma visão global em relação aos negócios.
  • Resultados esperados conforme estratégias: Uma vez definidos os objetivos da empresa, todos os processos são orientados às estratégias.

Como implementar a Inteligência Competitiva

Uma pesquisa da Revista Fortune revelou que menos de 10% das estratégias formuladas são efetivamente executadas. Na maioria das vezes, o insucesso é consequência de má execução, não da estratégia elaborada.

Além disso, estima-se que a maior parte dos gestores se dedicam às operações, ao invés do acompanhamento e elaboração das estratégias. Isso pode desfavorecer gravemente o alinhamento da metodologia da estratégia implementada no agronegócio, prejudicando os resultados finais.

Por isso, a Inteligência Competitiva deve promover um processo sistemático de transformação dos dados em informações e conhecimentos para então, com o olhar analítico dos gestores, indicar os objetivos e as necessidades do distribuidor.

Para aproveitar mais as oportunidades através da IC, o gestor deve utilizar indicadores de aproveitamento de mercado, como market share (potencial de mercado) e customer share (potencial de cliente). Além desses, indicadores como faturamento, vendas por produto e gestão de estoque são cruciais para se ter uma visão global da empresa.

Nos dias de hoje, uma exigência do mercado e da IC é a capacidade de ler dados, que pode ser feita por meio de informações fornecidas por sistemas especializados. Entenda qual a importância da alfabetização de dados para a sua empresa e como isso afeta na prática os seus resultados.

Com a quantidade de dados que vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos, a transformação digital tem se tornado inevitável na maior parte das corporações, inclusive no segmento do agronegócio. Já citamos em outro artigo anteriormente como implementar a transformação digital nas empresas do agro e como isso traz inúmeras vantagens para a empresa.

Podemos concluir que para estar à frente de possíveis ameaças, concorrência, prever resultados e agir com foco nas tomadas de decisões assertivas, é necessário implementar tecnologias precisas que contribuem para os objetivos de uma empresa.

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