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A importância de transformar dados comerciais em decisões estratégicas

Postado por Fabiane Framarin
em 22 de agosto de 2022

Muito se fala que os dados são o novo petróleo, ou que vivemos uma revolução digital.

A alta competitividade no mercado atual faz as empresas ampliarem o poder da análise de dados em toda a organização, o que gera vantagem competitiva em relação aos concorrentes. No entanto, as iniciativas de transformação digital estão sendo retidas pela falta de conhecimento de dados dentro das organizações.

Negócios em geral são, cada vez mais, movidos por dados; não é mais uma escolha, mas uma questão de sucesso para a tomada de decisão. E no Agronegócio não poderia ser diferente.

Diversos dados são coletados diariamente: custos, vendas, faturamento, margem, entre outros. Mas qual o propósito de tê-los se não são utilizados de forma estratégica? Quais números, eventos que ocorrem no Distribuidor de Insumos que são registrados e podem ser utilizados para melhorar a competitividade do negócio?

O segredo da eficiência na performance dos processos na Distribuição de Insumos não está em coletar dados, mas sim, em como utilizá-los e transformá-los em informação relevante para auxiliar na tomada de decisão mais assertiva dos seus gestores e equipe.

Quando começa o processo de tomada de decisão assertiva?

O dado é a matéria-prima da informação, sozinho não tem significado importante. Porém, quando ele é combinado e transformado em informação, se torna fundamental para estabelecer indicadores que auxiliam na tomada de decisão, no desempenho do setor comercial e da empresa em geral.

Por exemplo, ao comparar o faturamento atual com o histórico, é possível apurar o crescimento da empresa. Se adicionarmos dimensões setorizadas, a visão se torna ainda mais poderosa; se tomarmos como exercício aferir o resultado do ano atual e do anterior segmentado por produto, filial, consultor e cultura, fica mais fácil descobrir possíveis oportunidades de melhoria.

Os dados comerciais auxiliam a compreender as estratégias aplicadas, planejar e validar a efetividade das ações adotadas. É importante mantê-los atualizados e disponíveis continuamente para conseguir obter as informações corretas e acessíveis a todo tempo.

Entenda qual a importância da alfabetização de dados para o agronegócio.

Veja na simulação abaixo os resultados de uma empresa da Distribuição de Insumos Agrícola.

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A análise do conjunto desses dados permite obter respostas sobre a empresa, sua lucratividade e sustentabilidade, proporcionando um conhecimento competitivo; o que não seria possível se esses indicadores fossem avaliados separadamente.

Transformando dados em informações estratégicas

Ao trazer a reflexão sobre a importância de tratar os dados obtidos pelas atividades de uma empresa, podemos observar que não basta apenas coletá-los por meio de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP). É preciso que eles sejam organizados e transformados em informações relevantes. Esse processo, quando realizado manualmente, é moroso e ineficiente, mas com tecnologias de Business Intelligence (BI) e Analytics, o levantamento dos dados acontece de forma automática, prática e rápida.

E sendo a informação o conjunto de dados com significado, ou seja, o resultado da aplicação dos dados em um determinado contexto, democratizar essas informações potencializa a atuação da equipe como um todo. Ao sistematizar o compartilhamento, os colaboradores conseguem desempenhar melhor, pois passam a acompanhar sua produtividade, visualizar os indicadores e prever oportunidades.

Confira alguns exemplos de informações relevantes observando a perspectiva de negócios:

Faturamento Anual

Com essa informação o gestor consegue medir a performance de vendas da empresa e entender se os produtos estão atraindo o público conforme planejado. Ter um histórico de faturamento da empresa no sistema BI, permite ao gestor fazer um comparativo de tempo (ano) x faturamento realizado, gerando um relatório customizado.

Potencial de Mercado

Quanto minha empresa cresceu em relação ao mercado?

Com as informações sendo tratadas continuamente e de forma sistematizada dentro do BI, é possível visualizar o potencial de mercado da sua área de atuação, a participação da sua empresa por município, cultura, defensivos, sementes, entre outras visões, apresentado por meio de informações e mapas analíticos. É possível também descobrir quanto o mercado cresceu e quanto a sua empresa cresceu em relação ao mercado. Essa informação ajuda a estabelecer as metas da empresa com maior clareza.

Potencial da Carteira de Clientes

Traçar a meta baseado no potencial de compra da carteira de clientes
Ao analisar o objetivo da meta e o resultado, é possível estipular o potencial de compra dos clientes presentes na carteira, chamado de customer share.

A finalidade do customer share é fazer um comparativo do quanto a empresa vendeu para a carteira de clientes em relação ao potencial de compra.

Margem

A margem é um dos principais indicadores para medir os resultados de um time comercial, ela pode variar para cada produto e é definida pela diferença do preço de venda com o preço de compra.
Acompanhamento sistematizado de margem por todas as dimensões possíveis, como: margem por cliente, produto, vendedor, filial, defensivos, sementes, adubos, dentre diversas outras possibilidades. E tudo isso com um clique.

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Agora é a hora da decisão

Mas o que fazer com essas informações relevantes? Os dados geram informações valiosas para a empresa, mas que só farão diferença para o negócio se forem utilizadas de forma estratégica.

Diferentemente dos sistemas ERPs, que realizam um trabalho mais operacional, coletando dados, as plataformas de Business Intelligence (BI) são estratégicas e potencializam o uso da informação por meio de indicadores-chave, trazendo à luz os dados antes escondidos, com muito mais assertividade na tomada de decisão.

Com os indicadores-chave é possível ter agilidade para reagir a eventos e ampliar os resultados por decisões estratégicas baseadas em dados e não mais de forma instintiva, aumentando muito mais as chances de sucesso dos negócios.

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