Governança Corporativa baseada em Dados e sua importância dentro das empresas

Postado por Fabiane Framarin
em 7 de fevereiro de 2023

Você sabia que devido à falta de gerenciamento de dados, seus funcionários passam em média 1,8 hora por dia procurando por dados corretos?

Isso é um problema básico em empresas que não implementam processos baseados em tecnologia.

Além disso, em um mundo onde geramos cada vez mais dados, com previsão de crescermos incríveis 40% em volume gerado até 2026, implementar um programa de governança corporativa baseada em dados precisos e automatizados é uma necessidade cada vez mais urgente.

Precisamos entender que o mercado está saturado e os desafios são cada vez maiores, por isso, ferramentas que apresentam um olhar preciso de onde você está e auxilie a enxergar oportunidades para o futuro podem ser a chave para potencializar os resultados em corporações.

Chegando a esse raciocínio, surge o seguinte questionamento:

Em quais momentos podemos relacionar governança e tecnologia da informação e quais são as vantagens de aliar a governança corporativa às soluções em dados para as empresas?

Com a chegada da LGPD e com o avanço das tecnologias, se tornou necessário implementar um processo de governança corporativa e não há como falar nisso atualmente, sem falar em soluções de dados e tecnologia.

Mas afinal, o que se define como governança corporativa?

A governança corporativa se baseia em quatro pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, resumidamente, ela existe para que a gestão da empresa esteja alinhada com os interesses e expectativas de diretores e acionistas, assim como os órgãos de fiscalização e regulamentação, no ambiente interno se certifica de que todos os cargos de confiança sejam ouvidos e de forma externa, certificando que a empresa cumpra todas as normas e regulamentação de órgãos fiscalizadores, assim como também adote as posturas exigidas pelo mercado.

Ela garante a prática da transparência, responsabilidade e eficiência dentro de uma empresa. Quando esse processo se combina tecnologia e soluções em dados, isso se torna ainda mais efetivo!

A tecnologia em conjunto com a governança corporativa tem objetivo de:

Listamos algumas das vantagens de aliar governança corporativa com tecnologia e solução de dados nas empresas:

  • Melhor tomada de decisão: A tecnologia e soluções de dados fornecem informações valiosas e precisas para ajudar a tomar decisões mais assertivas dentro do negócio. Com a governança corporativa, essas informações são gerenciadas de forma responsável e confiável, o que aumenta a qualidade das decisões.
  • Transparência: A combinação da governança corporativa com tecnologia e soluções em dados permitem o monitoramento e análises contínuas nas companhias, aumentando a transparência e tornando possível identificar problemas e oportunidades rapidamente.
  • Eficiência: As soluções de tecnologia e dados automatizam muitos processos, tornando-os mais rápidos e eficientes. Isso libera tempo e recursos para outras áreas da empresa, minimizando possíveis falhas humanas.
  • Segurança: A governança corporativa ajuda a garantir que as informações sejam gerenciadas de forma responsável e confiável, o que é fundamental para a integridade dos dados e a proteção contra possíveis riscos.
  • Competitividade: As empresas que combinam governança corporativa com tecnologia e soluções de dados estão em vantagem em relação às empresas que não o fazem. Elas podem tomar decisões mais rápidas e assertivas, estando mais preparadas para enfrentar desafios.
  • Mensuração dos Resultados e Metas: A tecnologia aliada a soluções em dados permitem medições e avaliações precisas e rápidas dos indicadores de desempenho, podendo avaliar com maior segurança seus resultados.

E qual a estrutura necessária para implementar processos automatizados e baseados em dados em uma empresa?

Segundo a Data Management Association (DAMA) International  – DAMA, a estrutura básica para implementação da governança baseada em dados, pode ser:

  • Arquitetura de dados: criação de uma estrutura geral de dados e recursos relacionados como parte integrante da arquitetura corporativa;
  • Armazenamento e operação de dados: implantação e gerenciamento de armazenamento de ativos para dados estruturados;
  • Segurança de dados: garantir a privacidade, confidencialidade e acesso gerenciado;
  • Integração e compatibilidade de dados: aquisição, extração, transformação, integração, entrega, replicação, federação, virtualização e suporte operacional;
  • Documentos e conteúdo: armazenamento, proteção, indexação e permissão no acesso a dados encontrados em fontes não estruturadas, disponibilização dos dados para integração e compatibilidade com dados estruturados;
  • Dados de referência: gerenciamento de dados compartilhados diminuindo a redundância e garantindo a qualidade, padronização e do uso de valores de dados;
  • Data warehouse e business intelligence (BI): gerenciam o processamento de dados analíticos e permitem acesso aos dados de apoio para tomadas decisão;
  • Metadados: coleta, categorização, manutenção, integração, controle, gerenciamento e entrega dos metadados;
  • Qualidade dos dados: definição, monitoramento, manutenção da integridade e higienização dos dados.

Uma empresa que aplica sua governança corporativa baseada em uma solução de dados confiável e segura é uma organização que potencializa seus resultados, estando sempre à frente de seus concorrentes.