A tecnologia como aliada para atingir metas em 2023

Postado por Ludmila Araujo
em 3 de março de 2023

Atualmente, mais de 60% das empresas no Brasil já utilizam soluções em dados para orientar estratégias em seus negócios, ou seja, utilizar a tecnologia como aliada para gerir negócios atualmente é uma necessidade para se manter no mercado atual.

A competitividade nos negócios, neste momento que vivemos, exige três pontos de atenção para as empresas:

1. A curto prazo: As decisões precisarão ser tomadas com mais qualidade e em menor tempo. Precisarão ser cada vez mais assertivas, seguras e transparentes.

2. A médio prazo: as empresas precisarão ganhar escala, ampliar suas bases de clientes, entregar soluções próprias ou intermediá-las.

3. A longo prazo: experimentar novas formas de atração, oferecer novas soluções, embutir valor nos seus produtos e serviços.

Utilizando uma estratégia de informação como aliada da estratégia de negócio, as tecnologias e as soluções em dados se tornam diferenciais que influenciam na competitividade. Sem utilizarem essas duas estratégias conjuntas, essas empresas tendem a não evoluir, mesmo que sejam as melhores do mundo.

Quando pensamos em estabelecer estratégias efetivas de tecnologia alinhadas às estratégias de negócios, precisamos também analisar e levar em consideração os pontos fortes e fracos da organização, estabelecer quais são as oportunidades de crescimento e as ameaças que o mercado estabelece e assim utilizá-las para atingir as metas.

 

Trazendo para o contexto do agronegócio, a necessidade de utilizar a tecnologia como aliada é cada vez mais urgente; a situação atual é de crise mundial e o futuro se mostra desafiador.

Apesar de ser uma indústria vital para o mundo, o agronegócio também enfrenta desafios como aumento da demanda, mudanças climáticas, custos crescentes e concorrência global. Para superar esses obstáculos e alcançar seus objetivos, muitas empresas do setor agrícola estão se voltando para soluções baseadas em dados.

Neste contexto, a tecnologia entra como aliada do agronegócio, pois a análise de dados pode ser usada para acompanhar a qualidade dos produtos agrícolas ao longo do tempo, identificar padrões sazonais, prever colheitas e maximizar a eficiência dos processos, acompanhar resultados comerciais, gerir estoque e consequentemente a atingir suas metas.

Nesse cenário, como a tecnologia pode solucionar dores e promover evolução do agronegócio no país?

Na aplicação da Inteligência Ativa

A inteligência ativa traz insights e notificações para administrar o seu negócio, ela usa a tecnologia como uma aliada para que os esforços trabalhem em conjunto, com os setores em comunicação constante entre si. Desta forma, todos trabalharão estrategicamente para um objetivo em comum.

A tecnologia surge em todos os contextos para diminuir o tempo gasto com atividades necessárias do nosso dia a dia, quando pensamos em uma empresa, perder tempo não é uma opção, as tecnologias são extremamente necessárias para que se tenha um

aproveitamento de tempo laboral e para que a corporação possa pensar de maneira rápida e estratégica para alcançar resultados e estar a frente do mercado.

Ao seguir um planejamento estratégico

O planejamento estratégico consiste em saber onde uma empresa está, para onde quer ir e definir um plano para chegar lá. É importante estabelecer formas de controlar e acompanhar se os resultados estão sendo os esperados e também para saber onde deve-se ajustar a rota que a empresa está seguindo.

As soluções em dados ajudam a ter uma visão mais completa de presente, passado e futuro, rápida e atualizada sobre o caminho que a empresa está trilhando.

Ela fornece visões claras e precisas de dados imprescindíveis para uma empresa montar um planejamento estratégico que funcione:

Auxiliando na tomada de decisões

Imagina gerir uma empresa e não conseguir analisar corretamente os seus resultados? Dessa forma é fácil prever que você irá fracassar. A dificuldade está em que muita gente não é tão boa em planilhas ou relatórios, deste modo, você precisa saber que existem outras maneiras de controlar tudo sem um esforço excessivo, sem precisar aprender a criar tabelas dinâmicas ou cruzar dados extraídos do seu ERP no Excel.

As soluções em dados entram em campo para ajudar as empresas do agronegócio a tomar decisões mais informadas sobre suas operações. Por exemplo, permitem analisar dados de produção e vendas para determinar quais produtos são mais lucrativos e priorizar sua produção. Além disso, as empresas também podem utilizar esses dados para monitorar sua cadeia de suprimentos, identificar pontos fracos e tomar medidas para melhorar sua eficiência.

É através da automação que você pode ter todos os resultados da sua empresa facilmente, visto que se sua visão é de crescimento, mais processos e situações diferentes surgirão a cada dia. Para uma boa tomada de decisão, é necessário que você tenha os resultados todos à mão, e assim seguir com os próximos passos.

Os dados são a chave para o sucesso em muitos setores e podem ser grandes aliados na hora de atingir suas metas em 2023. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo as soluções em dados:

Uma outra vantagem importante das soluções em dados é que elas podem ajudar a diminuir os riscos e aproveitar as oportunidades de negócios. Um clássico exemplo, são empresas que usam dados climáticos e meteorológicos para prever e se preparar para condições adversas, como secas ou tempestades.

No Supply Chain

A previsibilidade de demanda e a visibilidade da cadeia de suprimentos também são dificuldades globais. Na visão de 68% dos executivos que responderam à uma pesquisa da McKinsey, haverá um aumento dos riscos do supply chain nos próximos anos. 

Supply chain é a responsável por todos os processos que um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega para o consumidor final. Ou seja, são os métodos e operações que compõem a fabricação, logística e distribuição deste produto.

Sob esta visão, entendemos que as empresas que não otimizarem seus processos em gestão de suprimentos e não tiverem rapidez em suas decisões ficarão para trás e perder mercado.

O uso de tecnologias no supply chain tem se mostrado extremamente importantes para os negócios. Organizações que utilizam dados na gestão de suprimentos podem esperar um crescimento médio de 3,2% anualmente em seus rendimentos.

Nesta nova fase de mercado, quando o Supply Chain é apoiado pela Inteligência de Mercado, tem se transformado em uma verdadeira área de Inteligência de Suprimentos.

Dessa forma, com soluções que utilizando a ciência de dados, muitas dessas empresas têm conseguido algumas vantagens importantes na gestão de estoque, conseguem também reduzir seus custos e elevar a produção.

Alguns benefícios de aplicar gestão de dados na sua cadeia de suprimentos são:

No armazenamento de dados em nuvem

Toda gestão inteligente precisa estar a par das transformações do mercado e de sua própria empresa, além do comportamento das empresas concorrentes, onde não se pode perder nada e o armazenamento em nuvem é algo mais que necessário para evitar perdas que poderiam ser evitadas.

A tecnologia em nuvem veio para ficar. E observando pelo viés de uma gestão baseada em dados, é fundamental usar a melhor solução do mercado e que mais se encaixe aos propósitos do seu negócio.

Para gerir com efetividade, precisamos falar em otimização de tempo, expansão de processos e principalmente controlar todas as etapas do negócio. Por isso, falar em armazenamento de dados em nuvem é falar em um meio para alcançar seus objetivos como empreendedor e deve ser colocado em prática o mais rápido possível.

Em resumo, as soluções em dados podem ser uma ferramenta valiosa para as empresas do agronegócio na luta por alcançar seus objetivos. Entre tantas possibilidades que a tecnologia proporciona no setor, essas soluções permitem coletar, analisar e utilizar informações valiosas para melhorar processos, tomar decisões melhores e mais rápidas.

Se você pretende alcançar suas metas em 2023, conheça as soluções em dados da Brid, entre em contato conosco e peça uma demonstração para nossa equipe comercial!

 

E-book completo do material: Tecnologia como aliada para atingir metas