Gestão de Metas no Agronegócio

Postado por Ludmila Araujo
em 4 de maio de 2023

Todo gestor precisa entender como definir metas e objetivos assertivos e coerentes para sua equipe. As metas são vitais para qualquer negócio, definem aonde a empresa quer chegar e pensando nela, desenhamos um plano de ação que te ajudará trilhar a jornada para alcançá-la e aplica-las no dia a dia da equipe de colaboradores.

O ambiente do agronegócio é muito dinâmico, sendo assim, a necessidade de alterações de rota é uma constante. Desta forma, o planejamento estratégico e a necessidade de informações rápidas são sempre necessárias para garantir que os objetivos sejam atingidos.

Um dos maiores problemas das empresas do agronegócio é que muitas delas trabalham sem estabelecer de forma assertiva objetivos e metas, fazendo com que a organização não atinja seu potencial máximo.

 A informação como ponto chave!

No mercado de hoje, informação é ouro! Quem possui a informação e a utiliza em suas estratégias, possui vantagem competitiva e potencializa seus resultados. E como ter acesso a todas essas informações valiosas que respondem as perguntas mais importantes para o estabelecimento de metas e que podem ajudar a alcançá-las?

Sua empresa gera dados todos os dias: dados de clientes, dados de vendas, dados de consultores, visitas, notas fiscais, entrada e saída de produtos, assim como o mercado externo, que também gera dados continuamente, oferecendo informações sobre a concorrência, sobre potencial de mercado, previsões climáticas, sobre a economia do país e da sua região.

Neste contexto, vamos te trazer alguns questionamentos:

Se você não tem a resposta para a maior parte dessas perguntas e/ou respondeu sim para esta última, provavelmente você não está sendo assertivo para definir as metas da sua empresa.

Pensando no planejamento de uma estratégia de vendas, alcançaremos resultados se os colaboradores estiverem trabalhando com a mesma mentalidade e focados no mesmo objetivo. A todo momento sua operação comercial precisa estar alinhada e sendo monitorada com efetividade, evitando que desvios aconteçam e para que a rota possa ser recalculada de acordo com as mudanças de cenário, da forma mais ágil e concreta possível.

Então temos mais uma pergunta, talvez a mais importante: você está usando os dados que sua empresa gera para alavancar o seu negócio?

Como utilizar os dados ao seu favor?

A análise das informações históricas da sua empresa e do mercado em que você está inserido permite entender o comportamento do mercado, identificar tendências, monitorar os concorrentes e avaliar o desempenho das vendas ao longo do tempo. Com essas informações em mãos, sua gestão consegue definir as estratégias mais adequadas para atingir as metas de vendas e garantir o sucesso no mercado.

A utilização de dados também é fundamental para avaliar o desempenho das vendas ao longo do tempo. A análise dos dados permite identificar quais foram as metas atingidas, quais foram as falhas e quais foram os principais fatores que contribuíram para o sucesso ou fracasso. Com essas informações, é possível ajustar as estratégias e definir metas mais factíveis para o futuro.

O passo a passo para transformar metas em resultados

Depois de analisados os pontos chave e definida, a meta precisa ser acompanhada e você, gestor, precisa ser capaz de monitora-la e alinhar suas estratégias para alcança-la.

Portanto, sabemos que estabelecer metas de forma correta é extremamente importante, mas também é apenas o começo, pois depois dela partimos para a aplicação e alinhamento da estratégia.

Esses são os chamados ‘controles’, sem estabelecer metas você não consegue controlar para onde quer levar seus resultados, e entre os controles de resultados que podemos citar seguem os mais importantes:

– Acompanhamento de vendas por período: o monitoramento das vendas por período é uma forma eficaz de verificar se as metas de vendas estão sendo alcançadas. Por exemplo, se a meta de vendas de uma empresa agrícola é de 500 toneladas de milho por mês, os dados de vendas podem ser utilizados para verificar se os resultados serão atingidos ou não, e assim alinhar com o time a forma de trabalho.

– Vendas por região de atuação: Com os dados atualizados é possível avaliar como estão as vendas em determinadas regiões, saber qual o market share, verificar em qual região a venda de determinado produto está melhor e com esses dados, além de acompanhar o atingimento das metas é possível definir objetivos mais claros e eficientes para cada região.

– Desempenho por consultor: cada consultor tem uma meta individual? Qual produto determinado consultor está vendendo mais? Está vendendo com a margem de lucro correta? Tendo essas informações em mãos você consegue orientar sua equipe de forma mais efetiva e também ter mais controle sobre quem está atuando melhor em determinada área ou com qual tipo de produto.

– Vendas por Produto: este tipo de análise permite que o gestor monitore quais produtos estão sendo mais vendidos e quais precisam de mais atenção, com maior esforço de vendas.

– Vendas por Cliente: com esses dados você consegue ter em mãos com facilidade quem são os seus maiores clientes, se o seu customer share está o ideal ou se precisa ser trabalhado com mais afinco. Com esses dados torna-se possível a visão de quais clientes é necessário investir mais tempo e esforço, ajudando tornar alcançados os resultados.

Além disso, a coleta de dados também permite visualizar o histórico de vendas, gerir seu estoque de forma mais assertiva, comparar sua evolução ao longo dos anos com o período atual.

Esses são só alguns dos benefícios que o acesso aos dados de forma estruturada pode gerar para sua empresa. Só é possível tomar decisões analíticas e baseadas em fatos quando se dispõe de dados de qualidade para analisar.

Como a BRID pode te ajudar a ter essa efetividade e assertividade para estabelecer e controlar suas metas?

Os dados geram informações valiosas para a empresa, mas que só farão diferença para o negócio se forem utilizadas de forma estratégica.

Diferentemente dos sistemas ERP’s, que realizam um trabalho mais operacional, coletando dados, as plataformas de Business Intelligence (BI) são estratégicas, entregando todos esses dados de forma intuitiva e de fácil entendimento, isso potencializa o uso da informação que é visualizada por meio de indicadores-chave, com muito mais assertividade na tomada de decisão.

Aqui na BRID, fazemos a automação ponta a ponta para que a sua empresa acesse todos os dados em um sistema integrado. Essa conexão de informações é feita a partir de uma integração entre banco de dados que proporciona eficiência e automatização de processos.

Nossos serviços de Advanced Analytics permite que as organizações acelerem a replicação, ingestão e o streaming em bancos de dados heterogêneos, data warehouses, data lake e plataformas de Big Data. Assim, você move seus dados com segurança, eficiência e mínimo impacto operacional.

Alcance os melhores resultados com seu time comercial acompanhando de forma automatizada o market share, customer share, entre outros. Seja competitivo e não perca oportunidades!

Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Baixe este conteúdo completo clicando aqui.