O que um CRM para o agro deve ter de diferente dos demais?

Postado por Ludmila Araujo
em 11 de abril de 2024

Quando pensamos em ter sucesso em vendas no agro, sabemos que o atendimento e a experiência do cliente são essenciais para que nossas estratégias deem certo. Relacionamento, principalmente no nosso setor é um fator extremamente importante.

Para que o RTV alcance um alto nível, é primordial que ele tenha em mãos uma ferramenta que atenda as especificidades que o agro tem. Utilizando uma ferramenta que simplifique e agilize o atendimento do RTV, você consegue dominar toda a jornada de venda e oferecer uma experiência personalizada, que seja inesquecível para o produtor rural.

Se você está considerando contratar uma ferramenta de CRM aí na sua empresa, é ideal que ela seja especializada no agro, para que de fato possa te ajudar a multiplicar de maneira significativa as suas vendas. Mas fica a dúvida, o que é necessário em um CRM para que ele atenda as especificidades do agronegócio?

Trouxemos neste conteúdo itens indispensáveis que você deve conferir antes de contratar uma ferramenta para atuar no comercial:

– Potencial de compra: Olhando hoje para sua carteira de clientes, de quantos deles você sabe o potencial de compra? Você tem calculado o potencial de todos? Sabe quais oportunidades você pode estar perdendo junto a cada produtor na sua carteira? Um CRM completo para o agro traz todo esse processo de forma automatizada, utilizando dados que a organização já possui, com acesso fácil e rápido às informações em cada visita que você fizer em todos os seus clientes.

– Relatório de Visitas Simples e Intuitivo: um relatório de visitas precisa ser simples e intuitivo e trazer agilidade ao atendimento, para que o consultor envie rapidamente o relatório para o produtor de forma customizada, dinâmica e visualização fácil.

– Pedidos integrados: ter uma ferramenta que integra pedidos ao sistema ERP operacional da empresa, otimiza seu tempo e trabalho, além de acelerar o processo de faturamento e entrega para o seu cliente.

– Aplicativo on e offline: imagine só, chegar na propriedade do cliente, uma área rural sem rede e sem wi-fi, e automaticamente, perder todas as informações de histórico e planejamento de visita que você fez, voltar às cegas em informações. No mínimo seria um desperdício de tempo, mas além disso, prejudica suas vendas e relacionamento, além de ser um desperdício de recursos da empresa. Você pode sair da visita com uma venda menor que a anterior, ou sem avaliar o potencial para oferecer outros itens do seu portfólio que ele consome.

– Compartilhamento em Tempo Real: Além de funcionamento on e offline, essa ferramenta precisa ser capaz de transmitir informações em tempo real, isso ajuda na colaboração entre o RTV e a empresa, garantindo uma abordagem integrada em que você compartilha informações atualizadas com o produtor de forma organizada e rápida.

– Visão de estoque de produtos: o RTV precisa ter uma visibilidade de disponibilidade e previsão de produtos ao estoque, sem isso, ele fica no escuro na hora de oferecer a solução ao produtor rural, sem estimativa na previsão de entrega. Um CRM de qualidade para o agro, precisa trazer os produtos disponíveis em estoque, para que o vendedor não corra riscos ao oferecer produtos em falta ou sem previsão de chegada. (CTA: VISUALIZAR NA OPERAÇÃO)

Além disso, um CRM completo deve oferecer um funil de vendas, mapeamento de visitas e eventos, relatórios de despesas, visualização de metas, e tudo que um RTV precisa ter na palma da mão para realizar seu trabalho com mais facilidade.

Um CRM eficiente e feito para a jornada de vendas do produtor rural é uma chave poderosa para dominar e multiplicar as vendas no agronegócio. Ele centraliza e organiza todas as informações sobre seus clientes, permitindo que você personalize cada etapa da jornada de compra.

Além disso, não se esqueça que muitas vezes, a ferramenta acaba não sendo utilizada da forma correta pela equipe por falta de algumas iniciativas:

– Falta de treinamento voltado para o uso da ferramenta com o time de vendas;

– Não realizar a gestão comercial com os dados do CRM sempre atualizados e precisos;

– Falha no monitoramento de resultados e ajustes de estratégia.

Com um CRM como aliado, você estará no caminho certo para conquistar o sucesso e se destacar no mercado competitivo do agro atual.

Se a sua empresa ainda não oferece esta ferramenta para melhor desenvolver sua atividade, conte com a BRID nesta jornada e conheça o Agrofortis, um CRM completo e totalmente pensado para o agro.

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