Quando o feeling custa caro: o custo oculto das decisões no agronegócio
09 Jun 2025
O alcance da Inteligência Artificial (IA) tem crescido em grande escala, passando do sensacionalismo para uma realidade impactante no agronegócio e em outros setores. Com a IA generativa no auge do Hype Cycle de 2024, segundo o Gartner, o mercado testemunhou uma rápida transformação. O ChatGPT, por exemplo, em apenas 60 dias de lançamento, alcançou 100 milhões de usuários ativos, destacando a velocidade da mudança.
A IA é vista tanto como uma oportunidade quanto como uma ameaça, especialmente quando se consideram os recursos humanos. No entanto, nós acreditamos na “Inteligência Aumentada”, onde a IA complementa as habilidades humanas, em vez de substituí-las. Mas, para colher os benefícios da IA, as empresas precisam ter objetivos claros e uma estrutura de dados de qualidade.
No agronegócio, a IA promete desempenhar um papel crucial na transformação do setor, enfrentando desafios como escassez de recursos e mudanças climáticas. A IA generativa oferece oportunidades para acelerar processos, aumentar a produtividade e automatizar tarefas, impulsionando a transição da Agricultura 4.0 para a 5.0.
No entanto, a implementação bem-sucedida da IA no agronegócio enfrenta desafios específicos, como alinhamento com a estratégia organizacional, identificação de prioridades, definição de métricas claras, gerenciamento de expectativas e cuidados com os dados disponíveis. Superar esses desafios requer uma abordagem cuidadosa e envolvimento de todas as partes interessadas.
Assista neste vídeo as principais premissas que precisam ser consideradas antes de implementar uma inteligência artificial na sua empresa:
Tudo começa com os dados. Para que a IA seja eficaz, é fundamental garantir que os dados sejam confiáveis e relevantes, fornecendo insights valiosos para impulsionar a eficiência e a tomada de decisões informadas. A BRID oferece soluções especializadas em dados para o agronegócio, ajudando as empresas a avançarem na era da IA.
09 Jun 2025
24 Abr 2025
02 Abr 2025
11 Fev 2025
06 Fev 2025
16 Jan 2025
31 Out 2024
14 Out 2024
26 Set 2024
09 Set 2024