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Benefícios da transformação digital no agronegócio

Postado por Fabiane Framarin
em 9 de março de 2022

Com a globalização as empresas precisaram se adaptar a era digital. E o agronegócio não ficou fora disso. Coleta de dados, processos criados e reformulação da forma de administrar a empresa foram algumas das mudanças nos últimos anos.

Ao mesmo tempo que o país se destaca na produção agrícola, ainda está longe de usar todo o potencial da tecnologia no campo e nas empresas. Por isso, a tecnologia no agronegócio é tendência e necessidade no Brasil.

Novas oportunidades de emprego

Com esse crescimento, para o segmento agrícola a área de tecnologia se tornou um oceano de oportunidades de emprego no país e pesquisas recentes comprovam esse movimento.

Antonio Lira, da Vooxer (marketplace de serviços com drones) destaca o uso de drones, que apesar de recente, trouxe um grande benefício que essa tecnologia traz para os produtores, onde os drones auxiliam na identificação de pragas na lavoura. Dessa forma, é possível economizar com insumos e realizar apenas aplicações pontuais ao invés de pulverizar toda a plantação.

Tecnologia é aliada do agronegócio em todas as etapas

A tecnologia auxilia o agronegócio tanto para o produtor, quanto para o distribuidor agro e cooperativas.

Desde sistemas computacionais e modelos meteorológicos e climáticos que auxiliam os produtores no campo, a tecnologia para monitorar e otimizar as decisões dos empresários são cada vez mais necessárias nos dias atuais.

Não é questão apenas de coletar dados e informações, mas sim transformar essas informações em conhecimento e em decisões estratégicas.

Conte com a tecnologia BI para otimizar o seu negócio

De acordo com David Reis, gerente comercial da BRID, o processo da transformação digital foi crucial tanto para os produtores quanto para os distribuidores agro.

“A transformação digital no agronegócio é uma transformação do conhecimento. A missão do agronegócio é que não pode haver erro. E o risco é altíssimo. Por exemplo: o produtor plantou soja. Se não chove, o prejuízo é enorme. Tudo que foi investido é praticamente perdido”.

Como a tecnologia pode auxiliar nisso?

Com o BI (Business Intelligence) da BRID, os módulos do Agroview foram desenvolvidos pensando no distribuidor do agronegócio, entregando insights e auxiliando nas estratégias e tomadas de decisão das empresas.

O produtor, com acesso aos dados de clima, histórico, investimentos em insumos, e etc. pode fazer uma projeção para as produções futuras. Sem ter tantos prejuízos mais tarde.

David ainda acrescenta: “o Brasil é a maior potência do agronegócio por causa da transformação digital. Somos o maior produtor. Isso é por conta da disseminação da inteligência de dados que antes era escassa e hoje tanto a indústria quanto o produtor e o distribuidor podem ter informações precisas, fazendo uma prestação de serviço mais qualificada”.

Porém, não basta ter apenas dados e informações. Ainda de acordo com o especialista, “tem que ter uma inteligência humana que, somada aos dados e plataformas, será possível gerar uma inteligência de negócios”. E isso é o que o BI pode proporcionar. A consultoria e plataformas dão poder para visualizar informações cruciais e tomar decisões estratégicas.

Com o BI, o gestor tem acesso a dados e informações de forma fácil e rápida, evitando erros de planilhas e melhorando na performance da sua equipe.

Conheça 6 vantagens da transformação digital no agronegócio

1. Unificação da operação

Consolidação das operações e informações vindas de todos os departamentos/unidades. Fim das planilhas de Excel e trabalho manual. Análise precisa dos dados em gráficos e tabelas de fácil leitura promovem uma facilidade na compreensão das informações.

– Possibilidade de gerenciar maior número de recursos, equipes, estoque.

– Possibilidade de reunir e armazenar dados a fim de trabalhar estrategicamente com diversas informações ao mesmo tempo.

Exemplos de sistemas que conseguem reunir informações de diversos setores da empresa com dados internos da empresa e externos do mercado:

  • CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) – unifica visitas, atendimentos dos vendedores, carteiras de clientes, etc.
  • BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) – Integra todos os dados de todos os softwares da empresa e traz de forma visual para uma análise estratégica.
  • ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) – converge a alimentação dos dados de todos os setores da empresa em um sistema.

2. Projeções assertivas

Fazendo análise de todos os dados coletados somados ao histórico e cruzando com demais informações, permite que o gestor faça projeções assertivas para o negócio.

São oito módulos combinados que, ao fazer uma análise estratégica, o gestor consegue ter uma visão completa com decisões assertivas nos diferentes departamentos.

O BI Agroview da BRID Soluções permite fazer projeções de informações confiáveis que garantem segurança nas escolhas.

3. Custo reduzido

Soluções digitais que auxiliam no controle e no planejamento de mão de obra, maquinários, compras e manutenções otimizando os recursos da empresa e reduzindo custos e possíveis desperdícios.

4. Atualização em tempo real

Ter o poder de decidir com base em informações atualizadas que são apresentadas pelo BI através de gráficos e relatórios para realizar análise instantâneas.

5. Aumento da produtividade

O BI agrobusiness utiliza inteligência para reunir dados que geram vantagens competitivas, apontando falhas e gargalos, além de oportunidades para serem aproveitadas. Tudo de forma organizada, ágil e confiável.

  • Agilidade nos processos com informações confiáveis.
  • Gestão e equipe conseguem analisar de forma mais rápida, automatizar processos repetitivos, aumentando o desempenho da equipe.

6. Mobilidade e agilidade

Aplicativos mobile e soluções em nuvem permitem facilidade de acesso para os usuários e gestores, praticidade e rapidez, além da democratização dos dados e informações.
Mantém os dados sempre atualizados, sem processos manuais com soluções de automação.

Vantagem competitiva

Como podemos ver, a transformação digital no agronegócio teve grandes impactos positivos para o universo do agro. Atualmente estamos cada vez mais dependente das tecnologias que auxiliem nos processos das organizações, e a busca pelo profissionalismo e concorrência de mercado faz com que as empresas que adotem essas tecnologias tenham vantagem competitiva e se destaquem perante a concorrência.