Inteligência de Mercado – A sua empresa pratica?

Postado por Ludmila Araujo
em 16 de março de 2023

Ficou para trás o tempo que para se destacar nas vendas as empresas precisavam apenas oferecer bons produtos e serviços e ter um grande mercado potencial. Com o avanço da tecnologia, a competitividade se tornou muito mais acirrada e as variáveis para fechar um negócio mudaram e se tornaram mais complexas.

Hoje no mercado encontramos muitos desafios para ter resultados comerciais.

Neste cenário desafiador, ter dados de forma rápida e atualizada é essencial para se manter competitivo no mercado. Não é à toa que muitas empresas tem utilizado dados para direcionar suas tomadas de decisões nos últimos anos. As vantagens de utilizar dados também na gestão comercial da sua empresa são inúmeras, já que eles ajudam a prevenir investimentos de recursos e tempo em ações que não trarão resultados para a empresa.

Essas informações, estruturadas ou não, com o auxílio de ferramentas de inteligência de dados, resultam em ações estratégicas que alavancam o sucesso das organizações. Elas são essenciais para conhecer o perfil de consumo e as necessidades do seu público.

Tendo acesso e visualização desses dados de forma organizada, estruturada e na hora certa, é possível que a empresa tenha uma visão na tomada de decisão em diversas estratégias, como:

Conforme o mercado se torna cada vez mais orientado à tecnologia, a inteligência de dados desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios. Nesse sentido, a análise de dados é uma atividade que representa mais do que apenas apresentar informações e números. Essa tarefa requer uma abordagem muito mais profunda para registrar, analisar e examinar dados para apresentar as descobertas feitas em um formato de fácil entendimento.

Mas afinal, o que é a Inteligência de Dados e para que ela serve?

A inteligência de dados é o processo de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de informações para extrair insights relevantes. Esses dados podem vir de diversas fontes, como redes sociais, transações de clientes, dados demográficos e informações de mercado. O objetivo é identificar padrões, tendências e oportunidades para aprimorar os negócios e a tomada de decisão.

E a Inteligência Comercial, onde entra nessa história?

O conceito de Inteligência de Mercado não é novo, apareceu pela primeira vez na década de 50, com o pesquisador alemão Hans Peter Luhn em seu artigo chamado “A Business Inteligence System”, neste artigo, Hans já utilizava o termo ‘inteligência empresarial’, e falava sobre captação de dados por meio da automação.

Trazendo para a era dos dados…

Em um contexto em que a tecnologia e o volume de produção de dados cresceram e evoluíram drasticamente, atualmente a Inteligência Comercial vem de encontro à Inteligência de Dados, fazendo uso dessas informações coletadas para orientar e direcionar as ações de uma empresa, alinhando-se aos objetivos de negócio. Isso envolve identificação de necessidades do mercado, analisar tendências futuras, prever ameaças, otimizar os processos internos e aprimorar a experiência do cliente.

A era do Big Data tornou possível o acesso a um grande número de informações, porém, somente esses dados de forma bruta não são suficientes para uma tomada de decisão assertiva, é necessária a estruturação desses dados, começando na sua coleta, fazendo o tratamento e também sua automação para que eles gerem insights valiosos para as estratégias das organizações. Os dados podem ser coletados da seguinte forma:

 

Por que fazer uma Gestão Comercial baseada em dados na minha empresa?

Obtenha Insights Valiosos

Através de uma aplicação efetiva de Inteligência de Dados, as empresas podem coletar informações importantes sobre o comportamento do mercado e do consumidor. Com base nessas informações, obter insights valiosos e criar estratégias de vendas mais efetivas, campanhas de marketing mais personalizadas e produtos mais direcionados às demandas do mercado.

Além disso, essa aplicação é focada em gerar conhecimento estratégico. Para isso, ela realiza a análise de dados e informações que possam ser relevantes para a empresa. Ao analisar o seu próprio desempenho e também o de seus concorrentes, é possível, entre outras coisas, gerar novos leads, saber onde vende mais, o que seus clientes mais buscam, entre outros resultados.

Tenha informações sempre atualizadas e com fácil acesso

Uma das principais vantagens de utilizar dados na sua gestão comercial é a capacidade de fornecer informações precisas e em tempo real. Com dados atualizados constantemente, é possível identificar rapidamente mudanças no mercado e reagir com mais agilidade, assertividade e segurança, aproveitando oportunidades e evitando riscos.

Tome decisões com mais segurança e previna-se contra ameaças

A utilização de dados e informações precisas ajudam a tomar decisões mais informadas e estratégicas, aumentando as chances de sucesso em um mercado cada vez mais dinâmico e complexo. Essa técnica utiliza uma variedade de fontes de dados para coletar e analisar informações sobre o mercado, concorrência, clientes e outras áreas importantes.

Além disso, utilizar dados na sua gestão pode te auxiliar a se prevenir contra ameaças, uma gestão baseada em dados bem aplicada pode ajudar a empresa a prever movimentos e tendências de mercado e pode fornecer informações reveladoras, ajudando a identificar riscos a que a organização pode estar exposta.

Atinja seu mercado de forma mais assertiva

Ao utilizar a inteligência comercial baseada em dados, as empresas conseguem obter insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, suas preferências e necessidades, além de informações sobre o desempenho da concorrência e do mercado em geral. Esses insights ajudam a criar estratégias de negócios mais eficientes, aumentando a eficácia das ações da empresa e melhorando os resultados financeiros.

Além disso, a inteligência comercial baseada em dados pode ajudar empresas personalizarem suas estratégias para diferentes segmentos de clientes, ajustando a abordagem de acordo com suas necessidades e preferências. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade à marca, gerando vantagem competitiva.

Como aplicar a Gestão Comercial baseada em Dados?

Para se basear em dados de forma segura e eficaz, é necessário contar com profissionais capacitados e ferramentas adequadas para a coleta e análise dos dados. A utilização de tecnologias avançadas, como um Bussines Intelligence, IA e o machine learning, podem auxiliar na identificação de padrões e tendências, tornando a análise mais precisa e eficiente.

Tenha um planejamento: Este é o primeiro e talvez o passo mais importante que a empresa tenha que dar para aplicar estratégias baseadas em dados. Identificar os problemas centrais e traçar as ações para resolvê-los é de extrema importância.

Determine quais métricas e indicadores são importantes para a sua empresa: Utilize indicadores para saber de onde sua empresa está saindo, aonde ela quer chegar e quais são os obstáculos para chegar lá. Os dados podem ajudar a promover melhorias constantes e encontrar a raiz de problemas, para que eles possam ser solucionados de forma rápida e efetiva. Indicadores quando bem selecionados geram impactos diretos nos resultados.

Tenha objetivos claros: Saber as informações que você deseja ter e para que utilizá-las é de extrema importância para utilizar os dados de forma mais inteligente e clara. Quando a empresa não define seus objetivos, os dados podem trazer informações irrelevantes e que só servirão para serem guardadas na gaveta!

Capacite sua equipe: Ter uma equipe comercial e de marketing alfabetizada em dados é muito importante, o compartilhamento de informações também é de extrema valia. Quando colaborador e empresa têm objetivos em comum, os resultados são mais rapidamente atingidos. A capacitação do seu time sobre tendências, mercado e perfil do público ajuda a ter um discurso mais objetivo e vendedor, além da aplicação dos gatilhos de vendas mais adequados.

Invista em Tecnologia: Contar com ferramentas de gestão e analise de dados de qualidade faz toda a diferença na gestão da sua equipe comercial, e mais ainda, impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Ferramentas de BI, CRM e big data permitem coletar e analisar dados em maior volume, variedade e velocidade, proporcionando um processo mais organizado, controlado e estratégico.

Como a Brid pode te ajudar a implementar a Inteligência Comercial na sua empresa?

Com mais de 20 anos de história a Brid é uma empresa de tecnologia, formada por especialistas,  com foco na solução em dados. Nossa área de atuação é direcionada para o agronegócio desde o início, tornando-nos referência na aderência para a regra de negócios e as particularidades do setor.

Nossas soluções em dados permitem a combinação de informações de diversas áreas, como comercial, financeiro, contábil, recursos humanos, avaliação de desempenho, suprimentos, comissão, sementes e cereais.

Com esses dados, a empresa tem em mãos uma potente ferramenta de gestão e informação que facilita o dia a dia, elimina burocracias, otimiza processos e fornece dados que possibilitam planejar o futuro com segurança, num dashboard com visual personalizado e intuitivo.

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