Informação é poder: Cultura de dados no agronegócio

Postado por Ludmila Araujo
em 9 de setembro de 2024

A transformação digital chegou sem pedir licença.

Ela aconteceu mesmo em empresas que não estavam preparadas para recebê-la, e por isso, muitas organizações acabam por não aproveitá-la em suas estratégias e ferramentas, e deixam de utilizar os dados para potencializar seus resultados.

Uma pesquisa do IDC, consultoria de atuação global apontou que apenas uma em cada nove empresas da América Latina colocarão em prática uma estratégia de implementação de cultura digital. Esse resultado revela muito sobre a lentidão com que os negócios do nosso continente estão se desenvolvendo em direção a digitalização.

O agro brasileiro é responsável por grande parte dos alimentos distribuídos globalmente, e nos próximos anos, nossa produtividade precisará aumentar em aproximadamente 30% para atender essa demanda. Assim, é necessário que o nosso setor aproveite e implemente a cultura de dados para que, com as inovações que vem na esteira da tecnologia, possamos inovar e evoluir o agronegócio.

Porém, é preciso ter em mente que ter uma cultura de dados nas empresas não significa que todos saberão as respostas, mas sim que eles saberão fazer as perguntas certas.

Você já deve ter ouvido muito a frase ‘os dados são o novo petróleo’, mas há uma diferença entre eles, enquanto o petróleo é recurso não renovável, os dados são infinitos e aumentam a cada segundo.

Porém, uma coisa é certa, assim como o petróleo precisa ser refinado, os dados precisam ser analisados para que gerem transformação em uma organização e cabe a nós fazer as perguntas certas e tratá-los para que eles se transformem em informação de valor.

Apesar de estudos apontarem que as empresas brasileiras reconhecem a importância de usar dados na gestão dos negócios, eles também mostram que poucas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em sua estratégia.

O ser humano tem a incrível habilidade de construir ferramentas e desenvolver tecnologias para revolucionar seu modo de trabalho, porém, atualmente com o avanço das tecnologias, vemos revoluções e evoluções em velocidade cada vez mais acelerada acontecerem uma atrás da outra. Quando falamos de tecnologia no agro, isso vai muito além da mecanização e das atividades do agronegócio, afinal, processos e decisões passam a ser orientados a partir de dados sobre as características específicas do negócio.

A sua empresa pretende sobreviver ao mercado e competir de igual para igual com outras companhias? Se a resposta for “sim”, está mais que na hora de conhecer e implementar uma cultura de dados!

O que é ter uma cultura de dados?

Ser uma empresa guiada por dados é basear as decisões em análises de dados, usar a inteligência artificial, big data, machine learning, IoT, entres outros, para coletar essas informações e usá-las de maneira estratégica e direcionada para os objetivos do meu negócio.

Pensando no contexto do agronegócio, usar essa abordagem é essencial, nosso setor é complexo e cheio de variáveis. Adotando uma cultura de dados, as empresas tem a chance de otimizar o uso de recursos, prever condições climáticas, dar mais eficiência a produção e distribuição, antecipar-se perante o mercado e tomar decisões direcionadas e com mais assertividade em menos tempo.

Vantagens

A gestão do negócio como um  todo se beneficia de uma cultura de dados, ela tem que ajudar a melhorar processos internos, o entendimento dos clientes, aumentar a produtividade e reduzir custos.

De acordo com um estudo da Forbes, a inovação voltada à inteligência de dados dentro do agronegócio não apenas aumenta a eficácia da força de trabalho humana, mas também melhora significativamente os resultados, impulsionando o ritmo e volume nas organizações.

A elevação da produtividade foi um benefício destacado pela pesquisa, assim como a redução de custos desnecessários. Além disso, com um time capacitado a tomar decisões baseadas em dados, a adaptação às mudanças e necessidades do mercado se torna mais ágil.

Como fazer com que meu time apoie este processo na minha empresa?

John Kotter, professor em Harvard, apontou que 70% dos planos de mudança organizacionais têm falhas. Por isso, criou uma metodologia que compreende 8 etapas:

  • Criar senso de urgência
  • Formalizar as colisões necessárias
  • Estabelecer uma visão para criar motivação nas pessoas
  • Criar um canal de comunicação transparente
  • Empoderar as pessoas colaboradoras
  • Se comprometer com resultados de curto prazo
  • Divulgar todas as conquistas
  • Implantar transformações na cultura organizacional

O porquê desses índices serem tão pequenos pode estar relacionado a alguns fatores:

– A mentalidade da equipe não está voltada para uma cultura de dados;

– Carência de tecnologias que coletam, interpretam e analisam dados;

– Pouco ou quase nenhum conhecimento técnico sobre o uso das informações.

Como você já deve saber, construir uma cultura de dados dentro das empresas não é tão simples. É necessário que os colaboradores estejam comprometidos com a implementação dessa cultura e que desenvolvam competências necessárias para lidar e aprender com dados nas suas funções: fazer as perguntas certas para que os dados tragam as respostas.

Para implementar e aproveitar todos os benefícios que os dados podem trazer para o negócio, é extremamente importante ter uma cultura empresarial que a suporte. Esse movimento pode (e deve!) ser liderado e apoiado pelos times de tecnologia. Mas não deve ser algo exclusivo e restrito a essas áreas, mas sim que envolva toda a empresa: é impossível estabelecer uma cultura data-driven se a área de TI não estiver 100% integrada aos demais departamentos, especialmente às áreas de vendas e marketing.

Para isso, é importante que sejam criados squads com trilhas de aprendizagem que orientem diferentes times para se desenvolverem em ciência de dados e implementarem esse processo na sua rotina.

Além disso, para que a empresa comece a ser orientada por dados, o time de infraestrutura também precisa de abertura para investir em soluções e serviços, como softwares, hardwares, contratação de empresas especializadas, etc. Mas não somente limitar esses profissionais a olharem para dados, e sim a desenvolverem visão de negócio para ajudarem a fazer as perguntas certas, para obter as respostas que farão a diferença.

Um outro ponto importante de ter uma cultura de dados é que esta implementação não deve ser tratada como um projeto momentâneo. É importante lembrar que simples projetos não modificam cultura empresarial, não enraízam novos comportamentos, projetos pontuais apenas complementam. Por isso, essa mudança necessita de uma abordagem muito mais profunda, principalmente na forma com que as áreas de negócios lidam com a tecnologia.

Uma mudança de mindset envolve muito mais do que a equipe de TI, requer processos integrados, informações sendo compartilhadas, conscientização da equipe sobre a segurança dos dados, entre outros pontos importantes.

É fundamental que a empresa consiga fazer dos profissionais de tecnologia aliados em decisões estratégicas do negócio. Afinal, a análise de dados, em síntese, é a capacidade de encontrar respostas — mas para isso é preciso fazer perguntas. Logo, a partir das indagações das áreas que necessitam, a TI pode contribuir.

Para que seu time te apoie do início ao fim nesta jornada, separamos algumas dicas para iniciar o processo na sua empresa:

Prepare squads

Um squad é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham juntos com um objetivo específico. A diversidade de habilidades e perspectivas é a chave para o sucesso dessa abordagem. Por exemplo, você pode reunir especialistas de recursos humanos, financeiro, comercial, operações e compras, criar uma equipe versátil que ao unir suas habilidades específicas das áreas aos dados e realizar um grande brainstorming potencializa resultados e mostra para a equipe o poder que os dados podem ter.

No entanto, há uma condição essencial: todas as propostas devem ser baseadas em dados e evidências concretas.

Ao escolher as melhores ideia de cada grupo, esses squads serão responsáveis por auxiliar seus setores a implementar as ações e ajudar a educar seu time a trabalhar no novo modo.

Ao orientar e envolver seu time você diminui a resistência a essas mudanças. Muitos tem medo que a tecnologia enxugue cargos e muitas vezes não conseguem enxergar os benefícios e desafios que podem ser solucionados ao aplicar dados. Lembre-se que se esse tipo de pensamento prevalecer na organização, o risco de ficar obsoleta e perder espaço no mercado é grande!

Dê o play no vídeo e saiba um pouco mais sobre isso:

Comece com objetivos de curto prazo

Quando uma empresa inicia um processo de transformação digital, é necessário demonstrar com agilidade como a cultura de dados pode trazer resultados.

Este processo exige adaptação e flexibilidade do time e é necessário organizar resultados de curto prazo para depois iniciar processos mais longos.

Procure as melhores soluções para sua empresa

Quando o processamento dos dados é de qualidade, a jornada da cultura de dados fica mais simples. Por isso, na maior parte das vezes é essencial que exista uma consultoria especializada em implementação de cultura de dados por trás desse processo, orientando e auxiliando no passo a passo, ajudando a empresa a entender quais são os dados que realmente fazem a diferença na operação e garantem crescimento no mercado. Muitas empresas, principalmente as de médio e grande porte tem uma alta variedade de dados, produtos, serviços e a consultoria consegue entender exatamente as reais necessidades do negócio e também aplicar as ferramentas certas para garantir o sucesso.

Além disso, escolha soluções de extração, tratamento e análise de dados de qualidade e que tragam facilidade na leitura desses dados e os transforme em informação de valor.

Os primeiros passos guiados pelos dados

A última etapa para implementar uma cultura de dados é dar os primeiros passos guiados por dados: chegou o momento de os líderes trocarem suas impressões com base nos fatos validados pelos dados, isso não significa que a intuição será deixada de lado no processo de decisão, mas que as decisões devem se basear nos dados disponíveis para entender melhor os cenários possíveis e ajustar as estratégias.

Além disso, todo o time precisa estar unido e focado nos mesmos objetivos para que assim, a cultura de dados seja incorporada na cultura organizacional e traga evolução para os negócios da empresa.

A certeza é que a transformação digital não apenas chegou, ela também está moldando o futuro dos negócios em todos os setores.

Adotar uma abordagem data-driven não se trata apenas de possuir tecnologia avançada, mas de cultivar uma mentalidade que valorize a análise de dados em todos os níveis da organização. Desde a alta administração até as operações diárias, todos devem estar comprometidos com a coleta, interpretação e uso dos dados para tomar decisões mais eficazes.

Para o agronegócio brasileiro, essa transformação é especialmente importante, as demandas crescentes por produtividade e eficiência a tornaram uma necessidade. Implementar uma cultura de dados é mais do que uma tendência; é uma necessidade para competir no mercado atual, para criar estratégias que façam sua empresa se diferenciar.

As empresas que conseguem integrar essa cultura em seu DNA organizacional estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios futuros, inovar e se destacar no mercado.

Como a BRID pode te ajudar?

Quer iniciar esse processo na sua empresa e não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar!

A cultura de dados promove a inovação e a experimentação, permitindo que empresas explorem novas ideias e abordagens baseadas em evidências coletadas através de dados.

Na BRID desenvolvemos uma metodologia DATA exclusiva para gestão no agronegócio, capacitando profissionais através da alfabetização de dados.

São sete módulos com foco no desenvolvimento profissional para transformar e conduzir seu time através dos dados, conscientizando da importância do seu uso para que sua empresa avance com mais assertividade.