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Vendas no agro: você conhece as necessidades do seu cliente?

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Vendas no agro: você conhece as necessidades do seu cliente?

Quem trabalha com vendas no setor do agronegócio sabe que precisa ficar de olho constantemente nos clientes para poder melhorar os lucros.

Neste mercado, cada cliente é um mundo à parte e possui necessidades diferenciadas. Sendo assim, conhecê-las é o primeiro passo para um bom relacionamento com o cliente.

Neste texto, você vai ter a oportunidade de descobrir sobre a importância de conhecer bem as necessidades do seu cliente e assim, vai poder ter outras perspectivas sobre como melhorar as suas vendas.

Vendas no agro: por que conhecer as necessidades do cliente é importante?

Na verdade, a resposta para essa pergunta é bem simples: porque os clientes são a base de sustentação de qualquer negócio, e não poderia ser diferente para o setor do agronegócio. 

Inclusive, de um jeito bem pragmático é possível dizer que sem vendas, sem agronegócio.

Por outro lado, as vendas dependem de um relacionamento saudável e estável entre vendedores e clientes.

No tempos atuais, cada cliente é muito valioso e deve ser cuidado como se fosse o único, o que exige muita dedicação por parte do profissional responsável pelas vendas.

E não só, em uma negociação, cada mínimo detalhe mal calculado pode comprometer vendas futuras e o posicionamento e credibilidade da própria marca.

Sendo assim, a conquista e manutenção do cliente dependem de conhecer e acompanhar de perto as necessidades dele para assim, elaborar estratégias específicas de venda para conseguir  transformá-las em fidelização.

Por exemplo, saber o perfil e capacidade de compra do cliente permite ao vendedor não exagerar no que oferece e nem oferecer menos do que deve.

O ponto é que esse conhecimento profundo sobre as necessidades permite que o profissional de vendas inove e personalize não apenas os produtos, mas também o processo de venda e principalmente, a abordagem.

Portanto, conhecer as necessidades do cliente do setor do agronegócio permite intervir no momento adequado, mostrando as soluções que você representa com muito mais chances de sucesso. 

O comportamento do novo consumidor do agronegócio

Uma coisa é inegável: a internet modificou o jeito de fazer negócios, eliminou fronteiras e reduziu a distância entre a cidade e o campo.

Hoje, o produtor rural também utiliza o computador como mais uma ferramenta de trabalho.

Assim, ele pesquisa, procura soluções diferenciadas para os antigos problemas, corre atrás de conhecimentos e novas perspectivas e com isso, passa a ser um cliente bem mais exigente.

Mas não só.

De acordo com o site MundodoMarketing, o profissional do campo se transformou num empresário de suas terras e aderiu totalmente às tecnologias.

Em partes, isso se deve a três principais fatores:

  • Alteração do pensamento do produtor rural;
  • Fusões e aquisições de empresas do setor agro;
  • Necessidade de conexão contínua.

E o que muda então para quem vende?

Atender às necessidades da nova geração de clientes do agronegócio que estão conectados com o mundo passa a ser um desafio ainda maior.

Resumindo, quem vende precisa estar a muitos passos à frente em conhecimento e tecnologia.

Afinal, como ficar atento às necessidades do cliente nas vendas no agro?

Com certeza, você já ouviu aquela famosa frase que diz que conhecimento é poder.

Bem, no agronegócio ela não poderia ser mais certeira.

Daí que a partir dela podemos afirmar que conhecimento é não só poder, mas a chave para o funcionamento do agronegócio.

Desse modo,  no mercado agro, quanto mais dados for possível reunir sobre os clientes, melhores negócios podem ser garantidos. 

O ponto é que para reunir dados essenciais sobre os clientes, o gerente de vendas tem apenas duas alternativas: se atolar em planilhas e mais planilhas ou facilitar o dia a dia com o uso do Business Intelligence que compilado com outras tecnologias se torna o Customer Relationship Management, ou CRM.

Com certeza, o uso de CRMs para gestão de clientes é a melhor solução para ótimos negócios.

Agronegócio: o foco está nas particularidades do cliente

Lembre-se que o cliente é a razão de uma empresa existir, por isso ele deve estar no centro das atenções quando o assunto é negócios agro.

As mudanças no mercado ocorrem constantemente e é preciso se manter no mesmo ritmo, fazer análises de comportamento e um acompanhamento próximo faz toda a diferença.l 

Em geral, isso acontece porque o agronegócio é mesmo um mercado à parte.

Se em outros segmentos de mercado fazer uma análise de cliente já é complexo, imagine no agronegócio onde os padrões mudam frequentemente, afinal, estamos falando de clientes que dependem de fatores externos como, clima e natureza.

De acordo com uma notícia do Portal Terra, as empresas do agronegócio devem apostar em CRMs especialistas no setor.

Na prática, isso acontece porque os clientes do agro possuem particularidades como tamanho da propriedade, estágios de produção, culturas, etc. 

Além disso, os CRMs precisam também controlar a efetividade das visitas da equipe de vendas, planejar cultivos, acompanhar desenvolvimento da safra, registrar ocorrências, entre outros eventos. 

Fidelizar um cliente agro é prever as necessidades do plantio, de repor nutrientes com fertilizantes, de realizar a colheita da maneira correta e de proteger a lavoura, por exemplo.

Sabemos que não é fácil, não é mesmo? Ainda mais quando é preciso gerenciar uma equipe de vendas.

Por isso, os CRMs especializados no setor do agronegócio permitem uma adaptação da venda ao tipo específico de negócio, diferente dos CRMs comuns e voltadas para outros mercados e mais gerais. 

Por fim, como as CRMs podem ajudar a equipe de venda (RTVs) a captar mais informações sobre as necessidades dos clientes?

O Customer Relationship Management (CRM) atua como um enorme catálogo de dados que organiza todas as informações e inclusive, disponíveis na versão para celulares.

Sendo assim, ao fazer uso dos CRMs voltado para o agro, o RTV pode dispensar os blocos de notas, as pastas enormes com listas de preço.

Além disso, eles conseguem responder aos clientes se há disponibilidade do estoque para determinados produtos com muito mais agilidade.

Ou seja, toda informação é arquivada imediatamente e fica disponível em nuvem, para acessar a qualquer momento, o que permite agregar conhecimento sobre as necessidades do cliente.

Toda a captação de dados é feita diretamente na propriedade do cliente, o que facilita muito o serviço do RTVs que ganham em tempo e em qualidade de atendimento.

Além disso, o uso do CRMs permite o sucesso da implementação de processos direcionados e sincronizados a essas necessidades e contribui para o sucesso da equipe de vendas.

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