Agronegócio: como gerenciar a equipe de vendas?
No Agronegócio gerenciar a equipe de vendas é basicamente acompanhar de perto uma infinidade de informações para então manipulá-las e transformá-las em ações que irão reverter em vendas lucrativas.
Porém, no dia a dia isso não é tão simples assim como na teoria e o gestor de vendas se vê diante da difícil situação de coordenar a equipe e manter o ritmo de vendas nos tempos agitados de hoje.
Essas dificuldades são ainda maiores num setor tão complexo como o agronegócio, onde tudo acontece através de sazonalidades e estruturas de vendas de acordo com territórios e segmentos de produtos.
Por isso, reunimos algumas dicas que consideramos essenciais na gestão da equipe de vendas.
É o que você confere a partir de agora.
Dicas para gerenciar equipe de vendas no agro
Gerenciar equipe de vendas também envolve conhecimento do mercado.
No caso do agronegócio, um fato cada vez mais evidente é que os Millenials chegaram ao campo. Isso transforma o agro, que está cada vez mais mobile, dinâmico e conectado com o mundo.
Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural, sete em cada dez produtores rurais acessam a internet. Esse acesso geralmente ocorre através de um Smartphone, de onde eles também participam regularmente das redes sociais para trocar conhecimentos.
De acordo com um artigo do Estadão, em virtude dos processos de sucessão, essa nova geração de produtores rurais começa a ganhar voz.
Mas não só, eles tem a missão de aliar a tradição à tecnologia.
Diante disso, um novo modelo de comportamento do produtor rural se desenha. Então, o planejamento de vendas, a análise e o entendimento do mercado são alguns dos principais desafios dos gestores de revendas e indústrias do agronegócio.
Como então fazer uma boa gestão de vendas diante desse cenário de maior competitividade e mudanças?
Confira as dicas que selecionamos para você.
Conheça as necessidades do seu cliente
Parece óbvio, mas para gerenciar a equipe de vendas em direção a um objetivo comum é essencial estar alinhado com as necessidades dos clientes.
Sem conhecer essas necessidades é impossível acessar o mercado.
Principalmente o mercado do agronegócio, que é tão complexo e exige entendimento da realidade do produtor, como a safra, o clima, o campo.
Por isso, é importante conseguir fazer uma gestão do território de venda que mapeie e diferencie os padrões de clientes que exigem estratégias de venda mais inteligentes.
Além disso, para elaborar uma estratégia de vendas adequada, é fundamental identificar o potencial do cliente e se a empresa possui uma boa participação nesse potencial.
Tudo isso só é possível quando se concentra num só lugar a maior quantidade possível de informações sobre o cliente e suas necessidades.
Outro ponto importante é que quando se tem um conhecimento amplo sobre o cliente, fica muito mais fácil organizar a equipe de vendas.
Invista em tecnologia voltada para o agronegócio
Atualmente é impossível fugir ao uso da tecnologia e o sucesso do negócio está associado à capacidade para incorporar ferramentas tecnológicas no dia a dia da empresa.
Porém, quando o assunto é agronegócio, não adianta querer incorporar na empresa tecnologias que não são direcionadas exatamente para o setor.
O agronegócio é uma área de atuação multinível que requer tecnologias específicas de gestão de vendas.
Na prática, business intelligence ou CRMs para o agro devem dar conta de informações relevantes sobre maquinário agrícola, períodos de semeadura ou colheita, ciclos naturais de crescimento, entre outras.
O objetivo de um CRM, por exemplo, é também auxiliar na construção de uma relação aproximada com os clientes para responder à altura das suas necessidades.
Mantenha o foco nas metas e analise o desempenho
É imprescindível estabelecer objetivos claros com a equipe de vendas.
Planejar uma série de ações para cada produtor de acordo com o perfil e o histórico, por exemplo, chegando com o insumo agrícola correto para a fase do cultivo.
Em geral, os vendedores conseguem melhores resultados quando sabem onde devem chegar.
Esses objetivos podem ser divididos por dia, semana e meses e para acompanhar o desenvolvimento deles, faça reuniões frequentes com o time para analisar o desempenho do que foi estipulado.
Isso é possível fazendo uma análise comparativa do potencial do cliente com as metas de venda e com as vendas realizadas.
Além disso, ao focar nos objetivos e se reunir frequentemente com o time, é possível captar o estado de ânimo dos profissionais e criar ações para motivá-los.
Entenda que tempo é dinheiro
A velocidade com que a informação passa do vendedor para o gestor e vice-versa é determinante para o sucesso da negociação.
Uma comunicação rápida é eficaz para a tomada de decisões e para a redefinição de estratégias de vendas e marketing.
Além disso, quando o vendedor possui mais informações à sua disposição e é bem orientado pelo gestor, ele consegue ter mais autonomia na negociação, pois sabe até onde pode ir com o cliente.
Elabore e gerencie um histórico dos clientes
Imagine que um dos vendedores tenha algum problema ou comece a trabalhar em outro local e de repente, ele sai da equipe e junto com ele vai praticamente embora a maioria das informações sobre a carteira de clientes que ele atendia.
Qual gestor nunca passou por isso, não é mesmo?
Por isso, concentre as informações do histórico dos clientes de uma maneira prática e de uma forma que independem de uma única pessoa.
Assim, fica mais fácil reter o conhecimento sobre a área plantada, a localização, as frequências de visitas e tudo o que está relacionado a cada um dos clientes.
Além disso, se no histórico do cliente constar a informação, por exemplo, de que ele sempre opta pelo mesmo fertilizante, seria uma ótima oportunidade para oferecer em aditivo especial que seja efetivo no uso complementar a esse fertilizante, não é mesmo?
Essa gestão qualificada abre a oportunidade para novas negociações.
Como gerenciar e acompanha de perto a rotina da equipe de vendas
Não é uma tarefa fácil, mas acompanhar de perto o dia a dia dos vendedores permite saber quais ações foram executadas por eles ao longo da semana, o que eles precisam fazer na próxima.
Se possível, compartilhe essas informações com outros setores da empresa, como o setor de logística, por exemplo.
Esse compartilhamento de informações permite definir um cronograma estratégico que proporciona maior efetividade nas vendas e nas entregas dos produtos.
O que mais você precisa saber sobre gerenciar a equipe de vendas?
Enfim, gerenciar a equipe de vendas com sucesso exige que o gestor esteja apto não só para administrar a relação com o cliente, mas também o movimento do time em campo.
O CRM da Brid une tudo o que é preciso para gerenciar a equipe de vendas em uma plataforma só, para facilitar a sua gestão e está à sua disposição para oferecer as melhores soluções no gerenciamento de equipe de vendas para que você possa obter resultados incríveis.
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