Quando o feeling custa caro: o custo oculto das decisões no agronegócio
09 Jun 2025
Do monitoramento da equipe de vendas junto ao produtor rural à entrega do pedido ao cliente dentro do prazo certo, muita coisa acontece e tem muita gente envolvida, certo?
Acompanhar tudo de perto não é fácil e é para isso que o Business Intelligence existe.
Hoje é o dia perfeito para explorar um pouco mais esse tema e descobrir como o Business Intelligence pode ajudá-lo na rotina da sua gestão.
Preparado?
De acordo com Zack Jourdan, Business Intelligence (BI) pode ser definido como os processos de análise de informação dentro de uma empresa, com o intuito de melhorar os processos de tomada de decisão e criação de vantagens competitivas.
De modo geral, o BI fornece ao gerente uma perspectiva inteligente sobre os dados do negócio e isso acontece porque os dados passam por critérios específicos de tratamento, que possibilitam a extração de informações úteis para a prática diária de gestão.
Um sistema potente de Business Intelligence faz a leitura dos dados, transforma-os em informação, concentra tudo e elimina os processos burocráticos que fazem parte da rotina de uma empresa.
Veja algumas das facilidades que o Business Intelligence traz:
Se você é gestor, com certeza já perdeu tempo tentando encontrar informações úteis num emaranhado de planilhas duplicadas, sem padrão ou com ausência de dados, concorda?
Nele, os dados são captados e depois são convertidos em indicadores relevantes de acordo com as informações que você considera útil para a sua gestão.
Feito isso, o gestor tem acesso a essas informações e não precisa perder tempo tentando manter-se atualizado de tudo, basta um acesso pelo sistema e tudo que você precisa estará em suas mãos, apresentado através de gráficos, tabelas, etc. No caso de um BI voltado para o agronegócio, o gerente opta pelos módulos específicos.
Nesse caso, a opção pode ser feita de acordo com o segmento e é possível integrar aos outros módulos por setor, assim o sistema fica adaptado também aos gestores de áreas específicas.
Como mencionamos, em uma empresa, as informações chegam na mesa dos gestores vindas de diversos setores e para piorar, sem necessariamente muita organização.
Quantas vezes você não fica perdido sem saber por onde começar a olhar? Quase sempre? Muitas? Praticamente todos os dias?
Concordamos que a rotina de um gestor não pode (e nem deve!) ser uma bagunça de planilhas de excel de cada setor da empresa e muito menos um milhão de telas abertas no computador.
Sem contar as falhas humanas que podem ocorrer quando as informações passam por muitas pessoas.
A boa notícia é que softwares de gestão de dados eliminam todo esse excesso de burocracia e aborrecimento do dia a dia para quem administra e concentra de um modo prático todas as informações relevantes.
Ter as informações específicas de cada dia facilita quando é preciso tomar decisões baseadas em dados.
Um sistema de Business Intelligence atualiza diariamente as informações relevantes e permite o acesso imediato ao dia anterior para efeitos de comparação.
Assim, você e seu time podem ser mais realistas quando estiverem de frente com um determinado problema relacionado com o histórico de um cliente específico, por exemplo, ou de um fornecedor.
Num mundo em constante transformação, as novas tecnologias não param de surgir e os produtores rurais estão cada vez mais exigentes no ato da compra.
A implementação de um sistema de Business Intelligence permite ao gestor estar passos à frente da concorrência.
Na prática, isso acontece porque o BI traz inteligibilidade para a rotina dos negócios e ao fazer isso, promove uma agilidade que permite atuar e planejar com assertividade.
Gostou de saber mais sobre como o Business Intelligence pode facilitar a gestão no agronegócio? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.
09 Jun 2025
24 Abr 2025
02 Abr 2025
11 Fev 2025
06 Fev 2025
16 Jan 2025
31 Out 2024
14 Out 2024
26 Set 2024
09 Set 2024