Gestão de Estoque no Agro

Postado por Fabiane Framarin
em 30 de agosto de 2022

A gestão de estoque é uma tarefa fundamental em toda a cadeia produtiva do agronegócio, desde a produção de insumos agrícolas até a venda nas lojas de distribuição. Sem uma gestão competente, a empresa pode ter como consequência ruptura de estoque, desperdícios e aumento de custos operacionais, dentre outros prejuízos.

Por que é importante fazer a gestão do seu estoque

Atualmente a gestão de estoque tem um papel estratégico nas empresas do agronegócio, pois é uma forma de manter uma maior vantagem competitiva no mercado.

Na indústria, por exemplo, uma forma de fazer a gestão de estoque na rede de distribuição é através de tecnologias que controlam a gestão de canais mensurando POG (produtos aplicados), o sell in e o sell out de insumos, sementes, defensivos, grãos e todos os suprimentos do segmento do agronegócio.

Quando a gestão de estoque é bem-feita por meio de uma tecnologia de Business Intelligence (BI), os riscos operacionais no estoque são mitigados, mesmo com os diversos processos logísticos e de armazenagem que produtos como fertilizantes, defensivos, sementes e suprimentos necessitam. Possuir uma gestão de estoque automatizada otimiza as operações, reduzindo custos totais e garantindo maior rentabilidade para a empresa.

Vantagens da gestão de estoque:

  • Redução de investimentos e custos;
  • Evita ruptura de estoque;
  • Gestão Preço de Compra X Venda
  • Planejamento de compras;
  • Melhores negociações com fornecedores;
  • Programação de entregas;
  • Alinhamento com equipe comercial.

Além disso, a gestão de estoque promove uma segurança operacional, proporcionando condições mais favoráveis para a equipe comercial nas vendas dos produtos e com menos riscos de rupturas de pedidos.

Outro ponto importante é o planejamento de compras, pois, com o comprador preparado, é possível fazer melhores negociações com os fornecedores, entregas programadas e alinhadas com as expectativas da equipe comercial.

Estratégias para a gestão de estoque no agronegócio

Para ter uma boa gestão de estoque no seu negócio, é importante implementar algumas estratégias que auxiliarão na competitividade da empresa, proporcionando mais vendas e, consequentemente, maior lucro.

Confira a seguir algumas estratégias que você pode aplicar no seu negócio:

  • Controle de datas de validades dos produtos
  • Visão do giro de estoque
  • Análise de performance dos fornecedores
  • Gestão de Preço dos produtos
  • Gestão de Saldo de Estoque

Como são diversos dados para aplicar as estratégias, é importante adotar indicadores para fazer o acompanhamento dos processos da gestão. Veja uma lista de indicadores essenciais para a gestão estratégica de estoque:

  1. Compras
  2. Vendas
  3. Variação Compra X Venda
  4. Gestão de Estoque
  5. Saldo (Compra e Venda com entrega futura, Pedidos e Realizado)
  6. Giro (Prazo e Custo médio)
  7. Avaliação de Fornecedor
  8. Curva ABC de Produtos
  9. Planejamento de Estoque
  10. Controle de Lote (Validade de Produtos e Projeto de perda Financeira com estoque parado)

Como a tecnologia pode contribuir ainda mais para a gestão de estoque?

Ter eficiência e otimização dos processos operacionais com suprimentos na gestão de estoque pode ser resolvida através de um sistema especializado para o agronegócio. Uma solução de gestão de estoque orientada por dados permite potencializar os resultados da empresa, além de todas as vantagens citadas anteriormente.

Confira a seguir as vantagens que uma solução de gestão de estoque pode proporcionar para o agro:

• Controle de datas de validades com alerta

Controle automático das datas de validades dos produtos com alertas, atrelando o consumo do período aos prazos de validades dos produtos. Previna o giro de estoque e evite perdas com produtos vencidos.

• Visão do giro de estoque

Movimentação estratégica e rentável através de uma visão precisa do giro de estoque, a fim de estimar a saída de produtos por filial, grupo e fabricante.

• Análise de performance dos fornecedores

Por meio de ranking de prazos de entregas, comparação das margens entre os fabricantes, ranking dos produtos mais comprados X produtos mais vendidos.

• Gestão de Preço dos produtos

Compare historicamente o menor e maior preço em um determinado período.

• Gestão de Saldo de Estoque

Garanta o equilíbrio no giro de estoque dentro do conceito de “just in time” sem sobras e falta de produtos, com entradas e saídas alinhadas com as demandas comerciais.

brid-baixegratis-gestaodeestoque

A BRID Soluções conta com um sistema especializado na gestão dos suprimentos voltado para o agronegócio. Um sistema de Business Intelligence (BI) que auxilia tanto na compra quanto na venda de suprimentos agrícolas. Tenha de forma automática, prática e fácil o controle de todos os suprimentos da sua empresa.

O módulo Agroview Suprimentos é um software de BI desenvolvido especialmente para distribuidores de insumos e cooperativas que querem melhorar a gestão do seu estoque com facilidade por meio de tecnologia.

Portanto, podemos concluir que fazer a gestão de estoque manualmente em planilhas pode provocar demora na confecção de relatórios, erros nas informações apresentadas e prejudicar os resultados do negócio.

Fazer o uso de tecnologias especializadas é a melhor forma de potencializar os resultados da sua empresa agro.

Gostaria de saber mais sobre a melhor Solução de Gestão de Estoque para o agronegócio? Solicite uma demonstração gratuita com um de nossos consultores.

Quer ficar por dentro das novidades do agro e receber convites para webinars e eventos exclusivos da Brid? Faça parte do Clube dos Dados, uma comunidade para interessados em tecnologia no agronegócio. Junte-se a nós e prepare-se para o futuro.