Os 5 V’s do Big Data – Como eles se aplicam no agronegócio?

Postado por Ludmila Araujo
em 12 de maio de 2023

A ciência dos dados nos últimos anos tem tomado conta do pensamento da maioria dos empresários e ganhado muita atenção do mercado. Afinal, hoje os dados são ‘o novo petróleo’ e assim, são tratados como tal.

Pensando nisto, cresce a urgência para que as empresas sejam guiadas por dados e saibam como coletar e analisar esses dados com precisão para que eles façam a diferença na gestão de cada negócio.

O Big Data é uma realidade e a ciência dos dados gira em torno desta tecnologia, com toda certeza você já ouviu pelo menos falar nele, principalmente se acompanha nossos conteúdos. Porém, muita gente apesar de conhecer o termo não sabe o que ele significa.

Descomplicando o Big Data

O Gartner afirma que “o Big Data é composto por ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos.”

Quando falamos sobre soluções de Big Data, nos referimos a aplicações e metodologias utilizadas para organizar e analisar grandes volumes de dados.

Simplificando: tudo é fator de geração de dados dentro do ambiente digital e pode ser coletado e inserido em um banco de dados: o que você compra, os lugares aos quais você vai, quais sites você visita, quanto tempo você gasta on e offline. Pensando nisso, as empresas que reconhecerem e conscientemente utilizar ferramentas que possam automatizar processos, analisar e coletar dados será guiada para um caminho com muito mais oportunidades, oferecendo insights valiosos sobre sua atuação no mercado.

E o que e quais são os 5 V’s do Big Data?

Nada mais são que os pilares fundamentais para a criação de novas tecnologias e soluções para a área de dados. Volume, velocidade, variedade, veracidade e valor são os cinco valores que definem esta tecnologia e vamos explicar um a um:

Volume:

Você sabia que o volume de dados criado nos últimos anos é maior que toda a quantidade produzida em toda a história da humanidade? A produção de dados também dobra a cada dois anos e a previsão é que essa quantidade continue aumentando, já que agora não somos apenas mais nós humanos, que geramos dados e sim, todo e qualquer dispositivo conectado a internet.

E como gerar informações rápidas se temos uma quantidade tão grande de dados para processar? Para lidar com essa enormidade de informações são necessárias ferramentas e tecnologias que possam processar esses dados com eficiência e é claro, com rapidez.

Velocidade:

Pensando em utilizar os dados com rapidez na tomada de decisão, esse quesito é extremamente importante. É necessário que os dados sejam processados com rapidez para que as análises e as decisões sejam tomadas em tempo hábil e de forma ágil.

Aqui entra a questão da vantagem competitiva, e podemos afirmar que a velocidade é até mais importante que o volume, pois você pode ter um grande volume de dados disponíveis, mas se o processamento dessas informações não for feito com rapidez, o gestor acaba perdendo o timing e toma decisões atrasadas e sem apresentar uma solução efetiva.

Variedade:

Os dados geralmente vêm de mais de uma fonte: aplicativos, e-mails, Internet das coisas, bancos de dados públicos, sistemas ERP, revendedores, entre outros. Isso significa que eles não nos proporcionam as mesmas informações e muito provavelmente não seguem um padrão só, pensando nisso, a organização dos dados começa a ficar bem desafiadora, e como se não bastasse, essa variedade de dados tende a crescer, assim como o volume, de acordo com os avanços da tecnologia.

Hoje, felizmente, já existem ferramentas que são capazes de compilar e organizar esses dados para processá-los e fazer seu agrupamento de forma que faça sentido para a empresa de forma facilitada.

Veracidade:

Hoje pensa-se e fala-se muito nas fake news, que nada mais são que dados que trazem informações que não são verdadeiras e como separar o real do falso?

Com a sua empresa pode acontecer o mesmo, com o grande volume de dados presente nas organizações, você pode acabar se deparando com informações falsas. Por isso, sempre contrate empresas comprometidas com a veracidade das informações fornecidas e com a LGPD.

Valor:

Esse é o mais importante dos V’s do Big Data, pois ele compreende em pegar toda a massa de dados que são produzidas e coletadas, e transformá-las em algo de valor para sua empresa e que faça a diferença para potencializar o seu negócio, que te tragam vantagem competitiva, que forneçam insights valiosos.

De nada adianta ter acesso a todos esses dados e não usá-los a seu favor.

Existem empresas que geram valor por meio do Big Data oferecendo serviços de analytics, inteligência de mercado, entre outros. Os dados podem te ajudar a controlar melhor o seu estoque, sua equipe comercial, seu financeiro, te ajudando a corrigir eventuais desvios de rota que podem ocorrer daquele objetivo que você estabeleceu.

A BRID, por exemplo, oferece esses serviços, te ajudando a organizar, visualizar e extrair o melhor dos dados da sua empresa, te levando sempre a frente da concorrência. Com a nossa plataforma, o Agroview, você consegue analisar e prever riscos, identificar as melhores oportunidades, entender seu market share e muito mais. Te ajudamos a guiar o seu time e a tomar decisões mais precisas.

Como usar os 5 V’s do Big Data no seu negócio?

Assim, como pontuamos acima, ter acesso a informações precisas pode te ajudar a :

Com boas ferramentas de análise preditiva, você consegue estimar preços médios de venda, encontrar tendências de volume de venda esperado, baseando-se nos dados históricos da empresa e também do setor do agronegócio. Além disso, sua empresa pode gerenciar de forma mais efetiva os riscos de decisões do seu negócio e se as desvantagens potenciais valem a pena.

Analisar essas informações podem trazer percepções interessantes e conduzir melhor as decisões dos gestores.

Essas informações também poupam tempo, e como diz o ditado: tempo é dinheiro! Sendo mais rápido, você consegue sair na frente e explorar mercados ainda não explorados, além disso, sua equipe comercial consegue ser mais assertivas conhecendo melhor os clientes e tendo informações precisas.

Comece agora mesmo a usar o poder dos dados!

Dados não são achismo, a partir do momento em que a empresa aprende a poderosa combinação de dados com intuição humana, os negócios começam a decolar.

Aqui na BRID , fazemos a interconexão ponta a ponta para que a sua empresa acesse todos os dados em um sistema integrado. Essa transação de informações é feita a partir de uma conexão entre banco de dados que proporciona eficiência e automatização de processos.

Nossos serviços de Advanced Analytics permitem que as organizações acelerem a replicação, ingestão e o streaming em bancos de dados heterogêneos, data warehouses, data lake e plataformas de Big Data. Assim, você move seus dados com segurança, eficiência e mínimo impacto operacional.

Alcance os melhores resultados com seu time comercial acompanhando de forma automatizada o market share, customer share, entre outros. Seja competitivo e não perca oportunidades!

Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Baixe este material completo clicando aqui!