Quando o feeling custa caro: o custo oculto das decisões no agronegócio
09 Jun 2025
A era digital veio para provar que essa frase não se aplica apenas a evolução dos seres vivos, mas também a evolução das empresas junto a tecnologia. Afinal, em tempos de transformação digital, quem não se adapta a essas mudanças e ao novo ritmo de mercado, acaba ficando para trás.
Mas afinal, o que significa ser digital?
Ter um site da sua empresa no ar? Ser encontrado no Google? Uma conta no Instagram?
Sim… e não. Afinal, ser digital não é apenas estar presente no ambiente digital, mas também participar dele, ser digital é mais que ter um site, é uma mudança de cultura e de pensamento dentro das empresas para que elas possam continuar evoluindo.
O conceito ‘ser digital’ no mundo corporativo surgiu no fim dos anos 90. Com a internet se consolidando no cenário mundial, surgiu a necessidade do universo corporativo seguir o mesmo fluxo do ambiente social.
Com o avanço tecnológico e as mudanças no comportamento dos consumidores, as empresas perceberam que precisavam se adaptar a essas novas demandas e também aproveitar oportunidades de negócios no ambiente digital.
O termo ‘empresa digital’ surgiu de encontro ao desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação. A internet não apenas se firmou no cenário global, mas também se popularizou, alcançou dispositivos móveis e hoje anda em nossos bolsos, assim, criando um cenário em que as empresas precisam se adaptar a ele para sobreviver e principalmente se reinventar para destacar-se da concorrência.
Quando surgiu, este termo era muito associado a empresas que atuavam com TI, software ou exclusivamente organizações que permeavam o online. Porém, com a transformação global da população que se tornou extremamente digital, todos os setores da economia foram inclusos na necessidade de evolução e para a transformação digital, e hoje é obrigatório para sobrevivência das organizações.
No agronegócio, este conceito ganhou força a princípio no campo, na melhoria genética e de tecnologia para aumento da produtividade, possibilitando culturas em diversas regiões, além de auxiliar na gestão do estoque, financeira e comercial das empresas ligadas ao setor.
Porém, o ser digital andava a passos lentos e só começou a ganhar alguma força em 2017. Com a chegada da pandemia de COVID-19, a consolidação do conceito de empresa digital foi acelerada. Com as restrições e medidas de distanciamento social, a maioria das empresas tiveram que se adaptar rapidamente, migrando para o ambiente online, adotar o trabalho remoto e reforçar sua presença digital para sobreviver no mercado. Além disso, a pandemia também aumentou a demanda por alimentos e trouxe grande força as commodities, causando grande impacto no agronegócio, com a necessidade de aumento da produção e logística. Ao mesmo tempo, políticas de preservação a natureza de modo global também ganharam força e o setor também precisou se adaptar junto ao meio ambiente, extraindo os benefícios da prática ao longo dos anos, realizando cultivos em áreas que eram consideradas pouco produtivas.
Atualmente, algumas necessidades de mercado guiam a transformação digital, como o aumento da concorrência e da competitividade, fazendo com que as organizações perceberam o quanto é necessário estar presente no ambiente digital.
Com o avanço rápido e constante da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou, se tornou parte do planejamento das empresas, adotando a computação em nuvem, análises de dados avançadas, Internet das Coisas, inteligência artificial e automação de processos, mantendo-se competitivas, com presença de mercado.
A transformação digital vem para filtrar e mapear as novas potências do mercado, além de trazer oportunidades de crescimento e expansão para as empresas. As organizações estão abrindo os olhos para mercados globais, inovando em produtos e serviços digitais, implementando modelos de negócio em plataformas e alavancando parcerias que podem estrategicamente impulsionar o seu crescimento.
Tendência crescente nos últimos anos, o termo ‘ser digital’ vem sendo impulsionado pelo avanço da tecnologia e sua influência na sociedade de forma geral. Pensando no contexto de empresas do agronegócio, a transformação digital vem de encontro a implementação estratégica e inclusão de tecnologias nas operações, processos e análises de mercado, visando impulsionar a inovação, eficiência, produtividade e competitividade.
Hoje, para uma empresa ser reconhecida como digital, devem ser considerados os seguintes aspectos:
Desafios para se tornar digital
Um dos maiores desafios do movimento digital é que a mudança cultural e de gestão na empresa, onde não se trata de apenas implantar tecnologias e sim de usá-la para resolver problemas e encontrar novas oportunidades através delas.
As empresas que tiverem como foco ser digital, precisam entender que a transformação não acontece do dia para a noite, exigirá esforço e recursos da empresa, e embora os benefícios sejam significativos, a transformação digital também apresenta desafios que as empresas devem enfrentar para obter sucesso nesse processo:
Benefícios da transformação digital nas empresas
Além de ser uma necessidade dos tempos atuais, ser uma empresa digital também tem diversos benefícios que passam desde a melhoria de processos internos, aumento da produtividade e satisfação da equipe, chegando até a ganhos na experiência do cliente.
Estratégias para a Transformação Digital nas Empresas
Agora que você já conhece todos os benefícios que a digitalização pode trazer para o seu negócio, chegou a hora de montar uma estratégia de implementação com seu time. Lembrando que, transformações como essas, são profundas e afetam todo o modo de operar uma organização, devem começar de cima para baixo: a mudança vem primeiramente no mindset dos gestores, alcançando assim toda a organização hierárquica de acordo com suas fases de implantação.
Ao iniciar a transformação digital do seu negócio, tenha em mente que antes de dar o start, é necessário ter passado pelas seguintes etapas:
Passar por uma transformação digital não acaba depois que você muda todos os processos do manual para o digital, ela é uma jornada contínua e muito necessária para quem quer se manter competitivo e relevante no mercado. O mundo se torna a cada dia mais digital e vem se transformando cada vez mais rápido.
Ao tomar a tecnologia como aliada, as empresas conseguem ter benefícios significativos, melhorar sua relação com seus clientes, ter mais eficiência e inovação, tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados, desburocratizar processos e acessar novos níveis de mercado.
Porém para ter sucesso, é necessário que a empresa enfrente os desafios que podem surgir e que faça essa transformação de forma estratégica e completa.
Como a BRID pode te ajudar a fazer a transformação digital na sua empresa?
Aqui na BRID , fazemos a interconexão ponta a ponta para que a sua empresa acesse todos os dados em um sistema integrado. Essa transação de informações é feita a partir de uma conexão entre banco de dados que proporciona eficiência e automatização de processos.
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